Obra para crianças contra trabalho infantil ganha versão em vídeo e podcast

O Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem no Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) lançou, neste mês de férias escolares, vídeo legendado e podcast baseados no livro “Lauro e os Palhacinhos do Sinal”. A obra, de autoria de Thais Evangelista e Frederico Brito, servidores da Justiça do Trabalho do Ceará, traz o personagem Lauro apresentando questionamentos que, de forma simples e sensível, mostram os motivos pelos quais a realidade do trabalho infantil deve ser investigada e combatida de forma permanente, até sua erradicação.

A gestora regional do Programa no TRT7, juíza Karla Yacy, destaca que a iniciativa garante acessibilidade e maior alcance da história entre as crianças. “O momento escolhido para o lançamento, coincidindo com as férias escolares, tem o objetivo de proporcionar este momento lúdico às crianças, ao mesmo tempo em que semeia uma mensagem tão importante, de que todos podemos, unindo forças, erradicar o trabalho infantil. E que esta tarefa começa por entender o problema.”

A autora e o autor festejam o lançamento do livro em outros formatos. “Que ele possa ser utilizado em escolas e bibliotecas e que atinja um público maior. Ele vem para agregar maior acessibilidade e trazer ainda mais ludicidade ao projeto”, explica Frederico Brito. “Espero que tanto o livro quanto o filme possam levar à reflexão e à conscientização de que a criança é um sujeito detentor de direitos”, afirma Thais Evangelista.

Bibliotecária do TRT7 e colaboradora da obra, Rejane Albuquerque espera que as instituições de caráter educativo possam utilizar a peça como recurso lúdico educativo na sensibilização e conscientização sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil na vida das crianças e adolescentes. “Que a experiência de leitura da obra Lauro e os Palhacinhos do Sinal possibilite grandes reflexões e mudança de comportamento.”

Ilustrações e animação

“Na nossa cidade é muito comum vermos crianças na rua, carregando o peso de uma responsabilidade que não é delas! Então tentei, através do meu traço de ilustração, representar o que o estava escrito no texto, lembrando de cenas comuns vistas por mim”, reflete Marcilene Damasceno. Ela é a ilustradora que contou a história por meio dos desenhos. Marcilene foi estagiária da Divisão de Comunicação Social do TRT7 e atualmente é designer e ilustradora.

O motion designer Demetrius Abreu sempre teve interesse em transformar um livro infantil em uma animação. O livro do Lauro foi a oportunidade de colocar isso em prática. “Todo o processo foi feito com muito carinho e com atenção aos detalhes, procurando passar a delicadeza das ilustrações para as animações, transições de cena, trilha sonora”, conta. “Eu acho muito gratificante usar o meu trabalho e meu conhecimento para algo que pode, de alguma forma, ajudar a melhorar a realidade das pessoas”, afirma Demetrius, que faz parte de equipe de audiovisual de uma produtora de conteúdo educacional.

Podcast

Lançado em março, o podcast “Gotas de Odisseias” faz parte do Projeto Odisseias Literárias, do TRT7, que estimula a prática da leitura e escrita literária. A obra infantil “Lauro e os Palhacinho do Sinal” ganhou uma audionarração no projeto, que pode ser acessada pelas principais plataformas de áudio.

Fonte: TRT7

Assista a animação no YouTube

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/obra-para-criancas-contra-trabalho-infantil-ganha-versao-em-video-e-podcast/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=obra-para-criancas-contra-trabalho-infantil-ganha-versao-em-video-e-podcast.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Reeducandos em Vila Velha (ES) participam de curso sobre comunicação não-violenta

Durante essa semana, 60 reeducandos da Penitenciária Semiaberta e da Casa de Custódia de Vila …