Cartórios paraenses começam a utilizar Selo Digital nos documentos

Os cartórios das comarcas paraenses de Conceição do Araguaia, Ourilândia do Norte, Redenção, Rio Maria, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Tucumã e Xinguara passaram a utilizar, desde o dia 1º de julho, o Selo Digital. Ele é usado em substituição ao atual selo físico, autoadesivo.

O selo digital é uma modernização dos serviços públicos prestados pelos cartórios. Entre as vantagens, estão a redução do tempo de consulta de autenticidade do documento pelo cidadão por meio de ferramentas de consulta pública e a redução dos custos com geração e entrega do selo e em caso de inutilização. A solução ainda acaba com problemas de armazenagem e deterioração com o tempo que podem ocorrer no selo físico, além de eliminar problemas de furto e extravio e aprimorar a segurança dos atos praticados nos cartórios.

A implantação do serviço tem ocorrido desde novembro de 2018 e alcança hoje 71 cartórios no estado. A ação faz parte do macrodesafio Aperfeiçoamento da Gestão Orçamentária e Financeira, no aprimoramento da gestão da arrecadação, incluso no Plano de Gestão do biênio 2021-2023 do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).

Fonte: TJPA

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/cartorios-paraenses-comecam-a-utilizar-selo-digital-nos-documentos/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=cartorios-paraenses-comecam-a-utilizar-selo-digital-nos-documentos.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Reeducandos em Vila Velha (ES) participam de curso sobre comunicação não-violenta

Durante essa semana, 60 reeducandos da Penitenciária Semiaberta e da Casa de Custódia de Vila …