Covid-19: Comitê debate vacinação de pessoas presas em Pernambuco

O Comitê para Acompanhamento das Medidas de Enfrentamento à Covid-19 no Âmbito do Sistema Prisional e Socioeducativo de Pernambuco se reuniu na terça-feira (6/7). O objetivo foi tratar das iniciativas voltadas à vacinação dos grupos prioritários das pessoas privadas de liberdade, promovendo o diálogo entre as instituições responsáveis pela ação, bem como cronograma e metodologia a serem observados durante a iniciativa nas unidades prisionais e socioeducativas do estado.

Foram identificadas políticas municipais integradas com a Secretaria estadual de Saúde para vacinação das pessoas privadas de liberdade. O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, informou que quase todas as pessoas que se encontram no sistema prisional do estado já foram vacinadas. Até a reunião, 29.945 de pessoas privadas de liberdade já foram vacinadas com pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

No dia 17 de junho, a foram disponibilizas 11.040 doses de vacinas. E, no dia 27 de junho, foram mais 53.380 doses, suficiente para atender a toda a população carcerária de Pernambuco. Segundo dados do Infopen, o estado possui atualmente 33.641 pessoas em unidades prisionais.

“O Judiciário e o GMF têm acompanhado e dialogado constantemente sobre as medidas de enfrentamento à pandemia nas unidades prisionais. É importante reconhecer os esforços empreendidos pelas Secretarias de Justiça e de Saúde, que tem permitido esse grande avanço objetivando a vacinação a todas as pessoas privadas de liberdade”, afirmou o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do Sistema Carcerário e desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Mauro Alencar.

Socioeducativo

A Coordenadoria da Infância e Juventude do TJPE informou a realização de inspeção realizada em todas as unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), de acordo com as orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Funase também reforçou que vem fazendo monitoramento diário dos casos de Covid-19 em suas unidades, informando que, na data da reunião, havia 397 jovens aptos à vacinação, dos quais 197 foram vacinados, nos municípios de Timbaúba e do Cabo de Santo Agostinho, onde as respectivas prefeituras disponibilizaram as vacinas.

Nas unidades do interior do estado, a Funase iniciou a vacinação contra a Covid-19 pelos funcionários e vacinou os jovens contra a gripe. Na sequência, irá inverter. Até a data da reunião, foram vacinados no total 1.741 servidores e servidoras, sendo 1.580 com a primeira dose e 161 com a segunda dose, ou com dose única.

O Comitê para Acompanhamento das Medidas de Enfrentamento à Covid-19 no Âmbito do Sistema Prisional e Socioeducativo de Pernambuco foi criado pelo TJPE, em atenção à Recomendação CNJ n. 62/2020, e trata das medidas adotadas para a prevenção e o tratamento da Covid -19 nos estabelecimentos prisionais e socioeducativo. A próxima reunião do grupo em Pernambuco será no dia 27 de julho.

Jackeline Florêncio, coordenadora estadual do programa Fazendo Justiça, destaca a importância do colegiado. “Trata-se de um importante espaço de diálogo, e permite não apenas o acompanhamento da vacinação das pessoas privadas de liberdade, como também a proposição mais ampla de medidas de enfrentamento à pandemia nas unidades de privação de liberdade, de modo coordenado, sinérgico e cooperativo.”

Integram o comitê em Pernambuco, membros do TJPE, do Ministério Público de Pernambuco, da Defensoria Pública Estadual e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco. Representando o Poder Executivo, integram o grupo a Secretaria de Defesa Social, a Secretaria Estadual de Saúde, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, o Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, e a Fundação de Atendimento Socioeducativo. Há, também, representação do programa Fazendo Justiça e do GT Desencarcera, representando organizações da sociedade civil que atuam no sistema prisional e no sistema socioeducativo.

Fonte: TJPE

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/covid-19-comite-debate-vacinacao-de-pessoas-presas-em-pernambuco/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=covid-19-comite-debate-vacinacao-de-pessoas-presas-em-pernambuco.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Reeducandos em Vila Velha (ES) participam de curso sobre comunicação não-violenta

Durante essa semana, 60 reeducandos da Penitenciária Semiaberta e da Casa de Custódia de Vila …