Espaços, memórias e avanços tecnológicos: mostra virtual conta história dos 130 anos do STF – STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) apresenta, a partir desta quinta-feira (15), a exposição virtual “Espaços, memórias e avanços tecnológicos”. A mostra, parte das comemorações dos 130 anos da Corte na República, possibilitará aos visitantes um mergulho na trajetória, marcos e momentos relevantes do Supremo.

O acervo reúne mais de 100 peças entre reproduções fotográficas, documentos digitalizados e recursos multimídia. A exposição está disponível na plataforma de ambientes virtuais 3D Artsteps. O visitante pode realizar uma caminhada virtual, aproximar-se das obras e clicar para mais informações ou optar pelo tour guiado com locução explicativa.

Ambientes

A narrativa está dividida em três temáticas organizadas em quatro blocos dispostos em ordem cronológica: as sedes e os ambientes de atuação do STF; os avanços do Tribunal na era da modernização tecnológica, e os modos de atuação, desde o processamento das atividades jurisdicionais às iniciativas de aproximação da Corte com a sociedade.

O primeiro bloco apresenta fatos, documentos e curiosidades relativas ao período de 1891 a 1949. Além de conhecer as instalações e funcionamento do Tribunal no Rio de Janeiro, é possível ver documentos e objetos de época, como a ata de instalação do Tribunal, de 1891, e o primeiro Diário da Justiça.

Na segunda parte do passeio virtual, o visitante poder conferir marcos memoriais de 1950 a 1979, incluindo a mudança da sede da Suprema Corte para Brasília. Documentos e fotos da construção da sede, fotografia do escultor Alfredo Ceschiatti em visita à sua obra, a estátua A Justiça, na Praça dos Três Poderes, e o telex, que, em 1972, prenunciou a era da tecnologia da informação, iniciada na década seguinte.

A terceira seção da mostra ilustra os recursos dos anos 1980 e a virada radical para a era da modernização institucional da Suprema Corte, com a tecnologia eletrônica incorporada nos processos de trabalho e a aproximação da sociedade, em especial por meio da TV e da Rádio Justiça.

Um olhar sobre a transição para a justiça digital finaliza a exposição. Na última sala, pode-se conhecer projetos e ações que ilustram o avanço dos sistemas de informação do STF. Entre os itens, imagens das sessões realizadas por videoconferência.

SP/EH

Leia mais:

12/07/2021 – Exposição virtual celebra a história de 130 anos do STF na República
 

Fonte Oficial: http://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=469318&ori=1

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Lista de expositores da audiência pública sobre ensino especial será divulgada no início de agosto – STF

Lista de expositores da audiência pública sobre ensino especial será divulgada no início de agosto …