Mais unidades do Judiciário de Roraima adotam o Juízo 100% Digital

Para garantir uma prestação jurisdicional mais célere e eficiente, a comarca de Rorainópolis (RR) e a 3ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) adotaram o Juízo 100% Digital. Agora, todos os atos processuais nessas unidades poderão ser praticados por meio eletrônico e remoto.

A decisão foi estabelecida pela Portaria n. 001, de 8 de julho de 2021, publicada no Diário da Justiça Eletrônico na segunda-feira (12/7). Com isso, as decisões judiciais, cartas precatórias, cartas de ordem, ações cíveis, ações comerciais e benefícios previdenciários serão digitais.

Segundo o juiz titular da 3ª Vara Cível, Rodrigo Bezerra Delgado, a mudança da tramitação dos processos de forma física para virtual ocorrerá de forma gradativa, respeitando a opção das partes envolvidas no processo. “Estamos fazendo uma triagem dos processos, para que as partes se manifestem a respeito da adoção do Juízo 100% Digital, tanto para os casos em andamento quanto para os novos. Essa etapa vai durar duas semanas. Após isso, devemos começar a aferir o tempo de tramitação dos processos, provando a eficiência dessa ferramenta.”

Delgado destacou ainda que a adoção do Juízo 100% Digital vai agilizar o andamento dos processos, pois evita o deslocamento das pessoas para o Fórum, já que todas as partes envolvidas poderão ter acesso e participar dos atos processuais pelo celular ou computador. “Isso facilita o acesso à Justiça, afinal todo mundo tem um celular, todo mundo tem alguma conexão com a internet. Com isso, a gente ganha tempo, tanto para o jurisdicionado quanto para o Poder Judiciário. E acima de tudo, a gente tem uma redução de custo a partir do momento em que tudo é virtual.”

Nos processos que tramitam pelo Juízo 100% Digital, as audiências e oitivas ocorrem por videoconferência, com a utilização da plataforma Scriba. Elas são gravadas em áudio e vídeo, respeitando os processos sigilosos, e são realizadas no mesmo horário de atendimento presencial.

Fonte: TJRR

The post Mais unidades do Judiciário de Roraima adotam o Juízo 100% Digital appeared first on Portal CNJ.

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/mais-unidades-do-judiciario-de-roraima-adotam-o-juizo-100-digital/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=mais-unidades-do-judiciario-de-roraima-adotam-o-juizo-100-digital.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Reeducandos em Vila Velha (ES) participam de curso sobre comunicação não-violenta

Durante essa semana, 60 reeducandos da Penitenciária Semiaberta e da Casa de Custódia de Vila …