Corregedoria Nacional retoma inspeções presenciais no segundo semestre

A Corregedoria Nacional de Justiça irá reestabelecer as inspeções presenciais nos tribunais a partir de 13 de setembro. A Portaria 57/2021 traz o calendário completo do segundo semestre.

No Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), será de 13 a 17 de setembro. No Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), de 27 de setembro a 1º de outubro. No Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) ocorrerá nos dias 4, 6, 7 e 8 de outubro. No Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), de 18 a 22 de outubro. No Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), de 8 a 12 de novembro. No Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), de 22 a 26 de novembro. E, por fim, no Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), nos dias 6, 7 e 9 de dezembro. Apenas no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) a inspeção será realizada a distância, nos dias 9, 10 e 12 de agosto.

A Portaria 18/2021 havia suspendido as inspeções agendadas nas corregedorias da Justiça Estadual no primeiro semestre deste ano por conta da tendência de alta no contágio e nos óbitos pela Covid-19 no Brasil. Ficam revogadas as Portarias 61/2020 e 15/2021, da Corregedoria, que traziam os calendários anteriores.

Inspeções

As inspeções estão previstas no Regimento Interno do CNJ e buscam verificar o funcionamento dos serviços judiciais e auxiliares, havendo ou não evidências de irregularidades. As visitas resultam na produção de relatórios que apontam as deficiências e as boas práticas encontradas. Em alguns casos, a Corregedoria Nacional de Justiça instaura sindicância investigativa para aprofundar fatos percebidos como graves apontados em relatório de inspeção ou correição.

Os procedimentos de fiscalização podem contar com o apoio de servidores e magistrados de Tribunais e de técnicos de órgãos como Controladoria Geral da União (CGU), Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e Tribunais de Contas.

Carolina Lobo
Agência CNJ de Notícias

The post Corregedoria Nacional retoma inspeções presenciais no segundo semestre appeared first on Portal CNJ.

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/corregedoria-nacional-retoma-inspecoes-presenciais-no-segundo-semestre/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=corregedoria-nacional-retoma-inspecoes-presenciais-no-segundo-semestre.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Reeducandos em Vila Velha (ES) participam de curso sobre comunicação não-violenta

Durante essa semana, 60 reeducandos da Penitenciária Semiaberta e da Casa de Custódia de Vila …