Documentos revelados pela CPI sobre ‘kit covid’ no Amazonas provocam críticas de senadores — Senado Notícias

Vários senadores criticaram o governo federal após a divulgação, na noite de quarta-feira (22), de documentação que indica que o Ministério da Saúde possuía uma estratégia de uso do chamado “kit covid de tratamento precoce” no Amazonas durante a crise que aconteceu nesse estado entre o final de 2020 e o início deste ano. Essa documentação faz parte dos arquivos que a CPI da Pandemia recebeu e está analisando. O “kit covid de tratamento precoce” é composto por medicamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19.

O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou em suas redes sociais que o Amazonas, estado que ele representa, foi usado como “cobaia” pelo governo federal.

“Não há dúvidas de que houve crime contra a vida e sanitário. Usaram o Amazonas como cobaia. E, quanto à vacina, a omissão do governo foi muito grande. Principalmente Manaus, que foi usada como cobaia para experimentos com medicamentos sem qualquer eficácia comprovada [contra a covid-19]. Isso é muito sério, especialmente no momento que foi, durante a crise da falta de oxigênio. A CPI vai aprofundar essa investigação e os culpados serão responsabilizados”, disse ele.

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) também defende o aprofundamento das investigações da CPI sobre as tentativas do Ministério da Saúde de massificar o uso do “kit covid” no Amazonas.

“Eis mais uma evidência de que devemos ir mais a fundo nas investigações sobre a tragédia que vitimou tantos amazonenses e destruiu tantas famílias. Em janeiro, no auge da crise no Amazonas, o Ministério da Saúde pagou viagem de 11 médicos a Manaus para orientar profissionais da saúde a receitar drogas ineficazes”, ressaltou Braga, que também é parlamentar pelo Amazonas, em suas redes sociais.

Em entrevista à Agência Senado, o senador Otto Alencar (PSD-BA), que é médico, declarou que é “muito grave” a atuação dessa comitiva de médicos. Para Otto, eles poderão estar passíveis a processos.

— É lamentável saber que uma secretária do Ministério da Saúde, chamada de “capitã cloroquina” [referência a Mayra Pinheiro, que seria a responsável por essa comitiva e ocupa o cargo de secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde desse ministério], tenha estimulado o uso desses medicamentos [sem eficácia comprovada contra a covid-19]. Transformaram Manaus num laboratório de experiências. Isso levou a óbitos e a outras graves consequências. Enquanto as pessoas precisavam de oxigênio, um grupo de médicos, usavam remédios ineficazes, sem qualquer comprovação científica, como a cloroquina. A CPI prova o grau de irresponsabilidade disso; esses médicos cometeram crime sanitário — ressaltou Otto.

O senador Paulo Rocha (PT-PA) também criticou, em suas redes sociais, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. “Crime contra a vida! Secretária [Mayra Pinheiro] não tem conhecimento algum de estudos sobre a eficácia do mentiroso “tratamento precoce”. Escárnio! Enquanto pessoas morriam, a médica Mayra Pinheiro, sabendo da falta de comprovação científica, lançava um aplicativo que receitava cloroquina até para bebês!”, protestou Paulo Rocha, fazendo menção a outra iniciativa do Ministério da Saúde na época: o aplicativo TrateCov.

Para o senador Humberto Costa (PT-PE), a CPI da Pandemia precisa ouvir novamente Mayra Pinheiro.

— A quantidade de medicamentos que foi vendida nesse período pelas empresas que produzem cloroquina, ivermectina e azitromicina cresceu vertiginosamente. Foi um lucro muito grande, e identificamos uma relação promíscua entre essas empresas e profissionais de saúde que assumiram a prescrição do “kit covid” — destacou Humberto em entrevista à Agência Senado,

Por outro lado, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) avalia que o governo federal não tentou impor o “kit covid”. Seu argumento, que se assemelha ao que Mayra Pinheiro apresentou durante depoimento à CPI, é de que o Ministério da Saúde apenas buscou oferecer mais uma opção de tratamento para os pacientes.

Era uma indicação: “Olha, quem quer fazer o uso, faça dentro de sua liberdade como médico de receitar e de se responsabilizar pelo seu paciente”. Cada médico se responsabilizaria pelo seu paciente. Não era algo impositivo, “tem que”. Era assim: se quisesse, poderia fazer a solicitação, que o estado solicita ao governo [federal] e o governo [federal] envia. Garanto a você que não era imposto, era sugerido — afirmou Marcos do Val em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo.

Reportagem

A divulgação dos documentos que indicam a estratégia do Ministério da Saúde de usar medicamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19 no Amazonas foi feita na noite de quarta-feira (21) pelo Jornal Nacional. De acordo com a reportagem, o Ministério da Saúde teria pago, em janeiro, a viagem de 11 médicos a Manaus para defender o “tratamento precoce” no combate à pandemia. Esse objetivo estaria comprovado em e-mails que contêm relatórios desses médicos.

Num dos e-mails, um dos médicos sugere a abertura de tendas do lado de fora de hospitais, onde seria aplicado exclusivamente o “tratamento precoce”. Ele aponta como um “problema” o fato de as Unidades Básicas de Saúde (UBS) locais não possuírem os medicamentos do “kit covid” em “quantidade adequada”, mas argumenta que isso poderia ser resolvido com o uso das tendas — e ressalta que, nas tendas, seria dado aos pacientes o direito de escolha pelo “kit covid”.

Esse médico também teria afirmado que um dos problemas no Amazonas era a resistência de médicos locais em prescreverem o “kit covid”. Além disso, ele e outro colega da comitiva defenderam o treinamento de médicos locais para que estes passem a prescrever os medicamentos sem eficácia comprovada.

Em declaração ao Jornal Nacional, o presidente da CPI da Pandemia, Omar Aziz, questionou: “A troco de quê essa comitiva de médicos agiu dessa forma no Amazonas?”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/07/22/documentos-revelados-pela-cpi-sobre-kit-covid-no-amazonas-provocam-criticas-de-senadores.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …