Mutirão na Bahia baixou 80 mil processos e emitiu 25,5 mil sentenças em três dias

A Semana de Sentenças e Baixas Processuais do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) se aproxima da reta final com resultados positivos. Somente nessa quarta-feira (21/7), quase 35 mil processos foram baixados, além de emitidas mais de 9 mil sentenças. Considerando os três primeiros dias, o mutirão já alcançou um total de 81.855 baixas e 25.537 sentenças.

Esses números são resultado do esforço conjunto das unidades judiciais, que têm trabalhado, desde a segunda-feira (19/7), com foco na prolação de sentenças em processos da Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de promoverem a expedição de alvarás e a baixa processual dos demais feitos. Nesta edição, as serventias trabalham focadas, ainda, em promover o andamento dos processos sobrestados por temas, já transitados em julgado nos Tribunais Superiores e pelo TJBA.

Em relação aos quantitativos monitorados, está em destaque a 1ª Vara da Fazenda Pública de Jacobina (1.735 baixas); a Vara Plena de Capim Grosso (1.138 baixas); a 2ª Vara de Feitos de Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais de Jequié (1.137 baixas); a Terceira Câmara Cível (1.014 baixas); a Quarta Câmara Cível (1.175 julgados); a Vara Plena de Capim Grosso (603 sentenças); a 17ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais do Consumidor de Salvador (451 sentenças); e a Segunda Turma Recursal (394 julgados).

Cada unidade tem uma realidade distinta, o que, consequentemente, torna o desempenho, no âmbito do mutirão, relativo. A iniciativa não tem caráter competitivo e representa a soma de esforços em busca de um objetivo comum. Portanto, toda e qualquer contribuição faz a diferença para a construção de um Judiciário cada vez melhor.

Instituída, pela primeira vez, em 2017, a Semana de Sentenças e Baixas Processuais busca melhorar os índices, garantir mais celeridade no julgamento dos processos e diminuir o congestionamento processual, fortalecendo e aprimorando, consequentemente, a prestação jurisdicional.

Fonte: TJBA

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/mutirao-na-bahia-baixou-80-mil-processos-e-emitiu-255-mil-sentencas-em-tres-dias/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=mutirao-na-bahia-baixou-80-mil-processos-e-emitiu-255-mil-sentencas-em-tres-dias.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Reeducandos em Vila Velha (ES) participam de curso sobre comunicação não-violenta

Durante essa semana, 60 reeducandos da Penitenciária Semiaberta e da Casa de Custódia de Vila …