OAB Nacional teve atuação fundamental para o fim da tramitação da PEC 108 – OAB

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, celebrou o trabalho de mobilização feito pela Ordem, em conjunto com demais entidades de classe, na atuação contra a tramitação da PEC 108, que tratava da natureza jurídica dos conselhos profissionais e trazia enormes perdas para a sociedade e para a defesa da cidadania. A atuação da OAB ajudou a enterrar o projeto, que teve a tramitação encerrada na última segunda-feira (26), após o Governo Federal pedir ao Congresso Nacional encerramento da tramitação da PEC.

A medida foi entregue ao Congresso Nacional em julho de 2019, e a OAB, desde então, realizou intenso debate e se mobilizou contra o texto apresentado. A Ordem avaliou que a medida tinha por objetivo calar a advocacia e desproteger o cidadão. A primeira manifestação foi feita pela diretoria da OAB Nacional e pelo Colégio de Presidentes das Seccionais, destacando o perigo da proposta.

Além disso, o presidente nacional da OAB se reuniu com o secretário especial de desburocratização do Ministério da Economia, Paulo Uebel, para tratar do assunto e defendeu mudanças no texto. Depois, a OAB participou ainda de debates na Câmara dos Deputados para defender a importância dos conselhos profissionais para a garantia da prestação de bons serviços à sociedade.

“A derrota definitiva da PEC 108, fruto de uma grande mobilização da OAB e de todos os conselhos profissionais, é uma grande vitória para a advocacia e a sociedade. A proposta era uma tentativa de calar a advocacia e desproteger o cidadão. Era uma interferência indevida nos conselhos profissionais, em especial na OAB, para enfraquecê-la e dificultar sua ação em defesa da advocacia e da democracia”, afirmou o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz.

“É inaceitável qualquer desmonte dos anteparos institucionais à força desproporcional do Estado e dos grupos detentores de poder efetivo contra o cidadão comum, individual ou coletivamente. Essa era a essência da PEC, agora definitivamente derrotada”, completou Santa Cruz.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/59021/oab-nacional-teve-atuacao-fundamental-para-o-fim-da-tramitacao-da-pec-108.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …