Barroso recebe Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral do Estado do Acre — Tribunal Superior Eleitoral

A população acreana passa a contar, a partir de agora, com uma Corte Eleitoral mais moderna, confortável e segura. Foi inaugurada, nesta quinta-feira (29), a nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), com a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso.

Veja como foi a solenidade.

Após a declaração do começo dos trabalhos nas novas instalações pela presidente do TRE, desembargadora Denise Bonfim, foi iniciada a cerimônia de outorga da Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral do Estado do Acre ao ministro Barroso e outras autoridades. De acordo com ela, a condecoração foi entregue ao presidente do TSE “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados, que muito contribuíram para o engrandecimento, o fortalecimento e a respeitabilidade da Justiça Eleitoral do estado do Acre”.

Em seu discurso, o ministro agradeceu o reconhecimento e falou sobre a inauguração do novo edifício. “Cumprimento a presidente e todos os ex-presidentes do Tribunal Regional Eleitoral que participaram da construção deste belíssimo prédio. Estão todos de parabéns, desde o arquiteto, passando pelos pedreiros, até quem efetivamente coordenou cada um desses passos. O prédio é muito bonito e a alma que vão colocar aqui dentro dele também estou certo de que será”, disse.

Ao prosseguir, Barroso destacou a importância da democracia para a sociedade e falou da época em que os processos eleitorais eram caracterizados por fraudes. “Mas, desde 1996, jamais se documentou, na vida brasileira, um episódio de fraude. E se houver, vamos apurar, porque ninguém tem paixão por urnas eletrônicas; nós temos paixão por eleições livres e limpas, e esse é o nosso compromisso”, frisou.

Ao finalizar o evento, a desembargadora Denise Bonfim reafirmou o compromisso da Corte com a sociedade e o bom desenvolvimento das atividades judicantes. Ela ainda registrou o intenso trabalho dos membros da Corte para a concretização de um sonho, que é a nova sede do Tribunal. Também participaram da solenidade o vice-presidente do TRE-AC e corregedor regional eleitoral, Luís Camolez, e o governador do estado, Gladson Cameli, entre outras autoridades locais.

Segurança e estrutura

A nova edificação possui dois blocos principais: uma ala térrea, que abrigará as atividades do Pleno; e uma torre, para as atividades administrativas e jurisdicionais, composta de quatro pavimentos, térreo, subsolo e estacionamento. Em maio, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) garantiu que todos os sistemas e medidas de segurança contra incêndio e pânico do prédio atendem à legislação brasileira.

AL/LC, DM

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2021/Julho/barroso-recebe-medalha-do-merito-da-justica-eleitoral-do-estado-do-acre.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Jovem que completar 16 anos até a data da próxima eleição poderá votar — Tribunal Superior Eleitoral

De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 …