Link CNJ discute papel do Judiciário para enfrentar crimes ambientais

Implantação do Observatório do Meio Ambiente, lançamento do painel que mapeia de forma geoprocessada as áreas ameaçadas por crimes e danos ambientais, o SireneJud, atualização das tabelas processuais unificadas para fortalecer diagnósticos da Justiça ambiental. Essas são algumas iniciativas recentes lançadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para fortalecer a atuação do Judiciário na prevenção e no enfrentamento a crimes ambientais em todo o país.

Para aprofundar o assunto e debater os desafios que ainda precisam ser superados, a revista eletrônica Link CNJ desta quinta-feira (12/8), às 21h, recebe o cofundador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) Beto Veríssimo, que participa do Observatório do Meio Ambiente, e a procuradora federal e professora doutora em Direito, Estado e Constituição, Mariana Barbosa Cirne.

No quadro Uma História, o juiz Isaac Viana, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), conta quando mandou interditar um lixão, na comarca cearense de Santa Quitéria, que contaminava o solo e a água e provocava danos sérios à saúde da população. Ele deu um prazo para que o município construísse um aterro sanitário de acordo com a legislação. A decisão virou notícia em todo o estado e abriu caminho para a mudança de comportamento de governantes. E tem o giro com as notícias mais importantes que estão rolando nos tribunais e nas redes sociais.

O Link CNJ é exibido toda quinta-feira, às 21h, pela TV Justiça, com reprises nas sextas (7h), sábado (12h), domingo (14h) e terça-feira (7h30).

Acesse aqui para saber como sintonizar a TV Justiça na sua cidade

Ficha Técnica

Link CNJ na TV Justiça
Toda quinta-feira, às 21h

Direção: Betânia Victor Veiga

Equipe CNJ:
André Mota
Daniel Noronha
Gilberto Costa
Gustavo de Oliveira
Hudson Cerqueira
Hugo Santos
Jônathas Seixas
Jhonatan Alves
Juliana Freitas
Juliana Neiva
Luis Marcos
Marcelo Silva
Ricardo da Costa
Thaís Cieglinski

Produção: Lívia Faria
Apresentação: Guilherme Menezes
Edição de imagens: Rafael Duarte
Edição de texto: Guilherme Menezes
Cabelo e maquiagem: Kelen Rosa
Figurino: Talitha Oliveira
Operador de câmera: Elias Cardoso e Emerson Soares
Diretor de imagem: Éster Domingos
Operador de áudio: Jabes Junior
Operador de teleprompter: Wendel Pereira
Operador de VT: Suzi Orsi
Núcleo de programação: Rosa Wasem
Núcleo técnico: Fábio Guedes
Núcleo de produção de programas: Flávia Soledade
Supervisão: Coordenadoria de Gestão da TV e Rádio Justiça / Secretaria de Comunicação Social STF

Agência CNJ de Notícias

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/link-cnj-discute-papel-do-judiciario-para-enfrentar-crimes-ambientais/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=link-cnj-discute-papel-do-judiciario-para-enfrentar-crimes-ambientais.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

CNJ lança #BlocodoRespeito: campanha de conscientização contra o assédio no Carnaval

O Conselho Nacional de Justiça promove, de 3 a 17 de fevereiro, o #BlocoDoRespeito, uma …