OAB apresenta sugestões de melhorias ao texto do PL que cria a CBS – OAB

Representantes da OAB Nacional e da Frente Parlamentar da Advocacia se reuniram em Brasília, nesta terça-feira (10), com o deputado Luís Carlos Motta (PL-SP), relator do PL 3887/20, que trata da criação da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), para debater a proposta e apresentar sugestões de melhorias ao texto. A Ordem foi representada no encontro pelo procurador especial de Direito Tributário, Luiz Gustavo Bichara, que esteve acompanhado do membro da Frente Parlamentar da Advocacia, deputado Hugo Leal (PSD-RJ).

Bichara destacou os enormes prejuízos para a advocacia e para a sociedade caso o texto do PL 3887/20 seja mantido pelo relator. A proposta apresentada pelo governo substitui o PIS e a COFINS por um único imposto, a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), com alíquota geral de 12%, o que acarretará uma grande elevação da carga tributária para os profissionais liberais. O objetivo do encontro foi apresentar pontos para aperfeiçoamento do texto, defendendo propostas que aproximem o país de outros sistemas tributários mais modernos, buscando a simplificação e, ao mesmo tempo, a justiça fiscal.

O procurador tributário da OAB apresentou ao relator cinco pontos para aperfeiçoamento: a necessidade de um ajuste redacional para efetivar a adoção do crédito financeiro; a possibilidade de um regime cumulativo, sujeito a uma alíquota diferenciada, para os profissionais liberais de profissão regulamentada; o repasse compulsório no preço aos contratos vigentes; a adoção de um prazo para o ressarcimento em espécie do crédito eventualmente acumulado e, por fim, a extensão da isenção para qualquer entidade representativa de categoria profissional.

“O projeto da CBS significa um brutal aumento de carga para as sociedades uniprofissionais. Por isso, na audiência de hoje, a OAB Nacional reiterou ao relator algumas sugestões de melhoria no texto, principalmente no que concerne à manutenção da alíquota de 3,65% cumulativa, em contraposição aos 12% não cumulativos propostos. O relator foi extremamente gentil e atencioso, se mostrando aberto ao debate e se comprometendo a levar os pontos apresentados pela OAB em consideração”, destacou Luiz Gustavo Bichara.

Confira aqui as sugestões de melhorias apresentadas pela OAB

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/59054/oab-apresenta-sugestoes-de-melhorias-ao-texto-do-pl-que-cria-a-cbs.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …