Sinal Vermelho: ato no Cristo Redentor destaca campanha de combate à violência contra mulher

A importância da Campanha Sinal Vermelho, que disponibiliza um canal de denúncia de maus-tratos e violência doméstica às mulheres vítimas de agressões familiares, foi destacada pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, durante culto ecumênico realizado aos pés da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, na quarta-feira (11/8). “Essa comemoração é uma questão de justiça em relação às mulheres e a Campanha Sinal Vermelho significa exatamente a proteção da dignidade das nossas mulheres”.

Na cerimônia, que também marcou as comemorações pelo Dia das Carreiras Jurídicas, o ministro enfatizou a importância da justiça e lembrou que ela encontra sinônimos na democracia e solidariedade. “Gostaria de lembrar a todos que, depois de uma luta ferrenha entre barricadas vencendo o nazi-fascismo, nós conseguimos consagrar a proteção da pessoa humana. Isso inclui, evidentemente, em primeiro lugar, as mulheres. E essa proteção à pessoa humana ilumina o nosso universo jurídico. Daí a razão pela qual essa comemoração ao sucesso da Campanha Sinal Vermelho”.

Concebida pelo CNJ e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a campanha Sinal Vermelho foi lançada em junho do ano passado com o objetivo de estabelecer mais um canal de denúncias para mulheres vítimas de violência doméstica, fenômeno que se ampliou durante a pandemia da Covid-19. A iniciativa se transformou em uma política nacional com a promulgação da Lei nº 14.188/2021, que instituiu o programa de cooperação Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, no dia 29 de julho passado. A campanha orienta a utilização de um “X” vermelho na palma da mão pela vítima. Com a exibição do sinal, ela informa, de maneira silenciosa em estabelecimentos comerciais, que se encontra em situação de violência.

Com o objetivo de amplificar a visibilidade da iniciativa, durante o culto ecumênico, o “X” vermelho que caracteriza a campanha foi projeto nas mãos do estátua do Cristo Redentor. Diversas autoridades participaram da comemoração, entre as quais o ministro do STF, ministro Dias Toffoli, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, a conselheira do CNJ Tânia Reckziegel e a ex-conselheira Maria Cristiana Ziouva, o secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener, o prefeito da Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a presidente da AMB, Renata Gil, e o presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Felipe Gonçalves.

Agência CNJ de Notícias

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/sinal-vermelho-ato-no-cristo-redentor-destaca-campanha-de-combate-a-violencia-contra-mulher/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=sinal-vermelho-ato-no-cristo-redentor-destaca-campanha-de-combate-a-violencia-contra-mulher.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

CNJ lança #BlocodoRespeito: campanha de conscientização contra o assédio no Carnaval

O Conselho Nacional de Justiça promove, de 3 a 17 de fevereiro, o #BlocoDoRespeito, uma …