Paim defende investimento público para estimular a economia e combater o desemprego — Senado Notícias

Em pronunciamento nesta quinta-feira (12), o senador Paulo Paim (PT-RS) apontou para o crescimento do desemprego no Brasil e a falta de investimentos públicos para reverter o quadro de crise econômica e social. A extinção de postos de trabalho, disse Paim, é uma calamidade que tem deixado milhões de brasileiros desamparados. O senador mencionou dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo os quais a taxa de desemprego é de 14,6% e atinge quase 15 milhões de pessoas.

Paim disse que o país necessita urgentemente de políticas públicas de incentivo à economia. Para ele, é preciso criar mais oportunidades por meio de investimento público para aquecer o mercado de trabalho e dar esperança aos muitos pais de família que, diante dessa situação, se encontram em total desalento.

— Em um tempo recente, nós tivemos experiências positivas. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi um conjunto de políticas públicas planejadas, executadas com o objetivo de crescimento e desenvolvimento na geração de emprego e de renda nesse processo — declarou.

Para o senador, a única saída para o Brasil enfrentar essa crise é investir “no desenvolvimento e no crescimento sustentável”, defendendo enfaticamente o meio ambiente, além de conciliar, com equilíbrio, “o social e o econômico, além do respeito ao ecossistema”. Ele ressaltou ainda que, infelizmente, não existe nenhum plano nacional com esse objetivo. O que temos são “apenas ações de interesses financeiros”.  

— Temos de ter investimentos públicos de alto padrão. E também temos de saber onde investir, para gerar emprego e renda para nossa gente. Apostar na infraestrutura, no aumento do salário mínimo, nas micro e pequenas empresas, essas são algumas luzes para esse debate tão importante — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/08/12/paim-defende-investimento-publico-para-estimular-a-economia-e-combater-o-desemprego.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …