Cegei Talks debate Publicidade na Advocacia à Luz do Novo Provimento – OAB

A OAB Nacional, por meio de sua Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação, realizou na noite desta quinta-feira (19) mais uma rodada do CEGEI Talks, com o tema Publicidade na Advocacia à Luz do Novo Provimento. Esta foi a sétima edição da série, que promoverá um total de 10 rodadas de conversas, uma por mês, ao longo deste ano. O debate foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da OAB no YouTube. Cada edição disponibiliza um infográfico com os principais pontos debatidos, que serão reunidos em um e-book.

A presidente da Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação, Lara Selem, fez a abertura do debate, que teve a mediação da membra da comissão, Juliana Pacheco. “Este é um projeto que tem gerado muito conteúdo durante e após nossos eventos, com os infográficos que trazem um resumo de tudo que tratamos a cada edição. Mais uma vez, teremos um tema da maior importância e muito relevante neste momento em que todo mundo precisa entender cada vez mais tudo que foi colocado no papel com a aprovação do provimento 205”, disse Lara.

Juliana propôs uma discussão inicial sobre o efeito do Provimento 205/2021 na relação com os preceitos estabelecidos no Estatuto da Advocacia e no Código de Ética e Disciplina. “Sabemos que em três dias, no dia 22, o novo provimento começa a vigorar. Por mais que tenhamos ganhado muito com esse novo provimento, sabemos que é no momento da interpretação que as dúvidas surgem e precisamos falar sobre isso”, disse ela.

A conselheira federal por Santa Catarina e presidente da Comissão de Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Sandra Krieger, assinalou que a construção do provimento que trata da publicidade da advocacia foi um debate bastante democrático e participativo e com a evolução de todo o pensamento jurídico da Ordem em relação ao tema.

“Não há revogação do Código de Ética e nem apropriação dele em nenhum de seus termos no provimento. O que o provimento faz é uma leitura do Código de Ética apropriando conceitos e definições que geravam insegurança para a advocacia. O efeito jurídico não traz nenhuma revogação nem tácita e nem explícita. Ele traz uma configuração mais ampla naquilo em que o Código e Ética continua a prevalecer”, resumiu ela, que foi relatora da proposta de alteração durante a análise pelo Conselho Pleno.

A conselheira Federal pelo estado do Rio Grande do Sul, Greice Fonseca Stocker, afirmou que o provimento é muito importante para a advocacia e representa um novo marco. “Não temos todas as respostas. Elas surgirão conforme essa norma for interpretada ao longo do tempo após o início da vigência dela. O maior objetivo do provimento foi fazer uma releitura do que já estava previsto no nosso ordenamento exatamente para adequar a norma que temos a essa nova dinâmica que surgiu em decorrência da transformação tecnológica”, ponderou ela.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/59074/cegei-talks-debate-publicidade-na-advocacia-a-luz-do-novo-provimento.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …