Tribunais terão de informar ações desenvolvidas para garantir acessibilidade digital

Até o final de setembro, tribunais e conselhos devem avaliar, no âmbito do tribunal ou conselho, a Acessibilidade Digital do Poder Judiciário e encaminhar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informações decorrentes de exames de auditoria. A medida faz parte de uma ação coordenada pela Secretaria de Auditoria do CNJ (SAU).

A ação coordenada em todos os órgãos vai verificar se o planejamento estratégico sobre acessibilidade contempla aspectos tecnológicos; ações para promoção da acessibilidade digital; se existem metas anuais direcionadas, entre outros.

A partir do retorno dos tribunais, vai ser elaborado um painel com a situação do Judiciário como um todo. “Se forem constatadas impropriedades graves, a Comissão Permanente de Auditoria poderá expedir recomendações ou determinações para o Poder Judiciário, a fim de sanar impropriedades”, diz Anderson Rubens de Oliveira, secretário de Auditoria.

A ação foi proposta pelo Comitê de Governança e Coordenação do SIAUD-JUD e aprovada pela Comissão Permanente, presidida pelo conselheiro Mário Guerreiro. Dados do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam haver no Brasil 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa, aproximadamente, 25% da população.

Sistema

Em 2020, o CNJ organizou sob a forma de sistema a atividade de auditoria interna do Poder Judiciário. Batizado de SIAUD-JUD, o sistema é composto por todas as unidades de auditoria interna dos tribunais e conselhos, com exceção do Supremo Tribunal Federal, tendo como órgão central o Conselho Nacional de Justiça. Para o adequado funcionamento desse sistema foi criado um Comitê de Governança e Coordenação, composto por representantes do CNJ, tribunais superiores, conselhos e representantes dos ramos da Justiça.

As reuniões do comitê são quadrimestrais e nelas são deliberadas questões de interesse e de atividade das auditorias internas encaminhadas à Comissão Permanente de Auditoria, criada no âmbito do CNJ, e que é o órgão máximo deliberativo do Sistema. Já foram realizadas quatro reuniões.

O Sistema ainda conta com um grupo de trabalho para desenvolvimento do Manual de Auditoria Interna do Poder Judiciário, cujo trabalho está em fase desenvolvimento e conta com a participação de representantes de vários tribunais e conselhos. Também está no escopo do SIAUD-JUD a preparação do 1º Fórum Permanente de Boas Práticas, que será realizado em outubro de 2021.

Regina Bandeira
Agência CNJ de Notícias

 

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/tribunais-terao-de-informar-acoes-desenvolvidas-para-garantir-acessibilidade-digital/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=tribunais-terao-de-informar-acoes-desenvolvidas-para-garantir-acessibilidade-digital.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

CNJ lança #BlocodoRespeito: campanha de conscientização contra o assédio no Carnaval

O Conselho Nacional de Justiça promove, de 3 a 17 de fevereiro, o #BlocoDoRespeito, uma …