Ranking da Transparência: Sergipe fica em primeiro lugar entre Tribunais do Trabalho

Com cumprimento de 98,07%, o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), que atua em Sergipe, obteve o 1º lugar entre todos os TRTs no Ranking da Transparência 2021 do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Este é segundo ano consecutivo que o TRT20 alcança esse resultado.

Considerando os 92 órgãos avaliados, que compõem os diversos ramos do Judiciário – Tribunais Superiores, de Justiça, Regionais Federais, Regionais Eleitorais, Militares e do Trabalho – o órgão sergipano obteve a 4ª melhor pontuação, empatado com o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). Demonstrando crescente comprometimento e empenho dos órgãos do Judiciário para com a transparência, 55 obtiveram mais de 90% de cumprimento dos itens avaliados.

O resultado foi divulgado na última terça-feira (24/8), durante a 2ª Reunião Preparatória para o 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário, evento em que houve a apresentação dos órgãos premiados na 4ª Edição do Ranking da Transparência no Poder Judiciário, com a presença do presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, e representantes de diversos tribunais.

Para o diretor-geral do TRT20, Tadeu Matos Henriques Nascimento, “a transparência é um dos valores da instituição, estabelecido formalmente em seu plano estratégico. O resultado comprova, na prática, o engajamento de todos que fazem o TRT20 na busca contínua pelo aprimoramento de suas práticas pela efetividade da prestação jurisdicional”.

Para a secretária-geral do Tribunal, Rosane Nascimento Barretto, “esta premiação resulta de um esforço coletivo. O excelente resultado do nosso Tribunal mostra o compromisso de todos os que compõem o TRT da 20ª Região. A transparência integra um dos princípios constitucionais da Administração Pública: a publicidade. Conquistas como esta repercutem diretamente na melhoria da qualidade da prestação jurisdicional, nossa missão institucional”.

Aprimoramento

No final de 2019, com a obrigatoriedade de os Tribunais do Trabalho padronizarem as páginas iniciais de seus portais, em atendimento à Resolução CSJT n. 243, o TRT20 alterou a identidade visual do site e deu início a uma revisão do conteúdo interno, visando a otimizar a apresentação das informações, bem como atender às exigências da Lei de Acesso à Informação.

Com a reestruturação do portal, e tomando como base as portarias que estabeleceram os critérios e os itens que seriam avaliados no Ranking da Transparência em 2020 e 2021, o TRT20 fez as complementações necessárias para atender aos requisitos estabelecidos pelo CNJ, culminando com os resultados positivos: em 2020, com 95,98%, ficou em 4º lugar entre os Tribunais e Conselhos avaliados (1º entre os TRTs); e em 2021, com 98,07%, obteve a 4ª melhor pontuação geral (conquistando novamente a 1ª colocação entre os TRTs).

“Ficamos muito satisfeitos com os resultados positivos do último biênio. A melhoria contínua dos sites passou a compor o planejamento estratégico do Tribunal. Com isso, e graças a um trabalho sinérgico de diversas unidades e à dedicação e ao comprometimento de todos os envolvidos, com o acompanhamento das áreas de Comunicação e de Tecnologia da Informação, sob a coordenação da Diretoria Geral, o TRT20 conseguiu, mais uma vez, atender à quase totalidade dos requisitos do Ranking”, pontua o assessor de comunicação do TRT20, Alexandre Agostini.

Fonte: TRT20

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/ranking-da-transparencia-sergipe-fica-em-primeiro-lugar-entre-tribunais-do-trabalho/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=ranking-da-transparencia-sergipe-fica-em-primeiro-lugar-entre-tribunais-do-trabalho.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

CNJ lança #BlocodoRespeito: campanha de conscientização contra o assédio no Carnaval

O Conselho Nacional de Justiça promove, de 3 a 17 de fevereiro, o #BlocoDoRespeito, uma …