OAB defende direito originário dos indígenas à terra em julgamento no STF – OAB

A OAB Nacional participou, nesta quarta-feira (1º), do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que discute o marco temporal para a demarcação de terras indígenas no Brasil. A corte vai definir se as demarcações precisam seguir o marco da Constituição Federal de 1988. Dessa forma, os indígenas só poderiam reivindicar a demarcação de terras que já estavam ocupadas antes da promulgação da Constituição de 1988.

O recurso, com repercussão geral, servirá de parâmetro para a resolução de, pelo menos, 82 casos semelhantes que estão sobrestados, segundo o próprio STF. A Ordem atua no caso como um dos amicus curiae, para auxiliar no enriquecimento do debate proposto nos autos. O presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, Paulo Machado Guimarães, se manifestou no caso em defesa do direito originário dos indígenas à terra.

“Os direitos e garantias constitucionais postos no texto constitucional expressam um princípio de respeito à diversidade étnica e cultural. É necessário considerar os fatos de acordo com as circunstâncias históricas e dos acontecimentos em cada momento, tendo presente o conhecimento científico e o conhecimento científico antropológico, que é indispensável para a identificação dos elementos da ocupação tradicional de cada povo. Acompanhamos e apoiamos o provimento desse Recurso Extraordinário”, afirmou Paulo Machado Guimarães.

O julgamento no STF analisa um recurso movido pela Fundação Nacional do Índio (Funai) contra uma decisão do TRF-4 que deu direito de reintegração de posse de uma terra ocupada pela comunidade Xoklen ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. No recurso ao STF, a Funai sustenta que o caso trata de direito imprescritível da comunidade indígena, cujas terras são inalienáveis e indisponíveis. Ainda segundo a Funai, a decisão do TRF-4 afastou a interpretação constitucional (artigo 231) sobre o reconhecimento da posse e do usufruto de terras tradicionalmente ocupadas pelos índios e privilegiou o direito de posse de quem consta como proprietário no registro de imóveis, em detrimento do direito originário dos indígenas.

A votação dos ministros no julgamento ainda não teve início. A expectativa é que o relator, ministro Edson Fachin, comece a ler o voto a partir da sessão desta quinta-feira (2). Antes disso, haverá a manifestação das partes envolvidas e de 35 amicus curiae que foram admitidos pelo STF. Serão 39 sustentações orais no total.

O julgamento mobiliza ainda indígenas, que estão acampados em Brasília há mais de uma semana e acompanham a sessão em telões montados em frente ao Supremo. Além da OAB, outras entidades que defendem os direitos indígenas reforçaram que estabelecer um marco temporal iria criar insegurança jurídica e aumentar a violência contra os indígenas.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/59098/oab-defende-direito-originario-dos-indigenas-a-terra-em-julgamento-no-stf.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …