Tribunal inaugura espaço de uso compartilhado em sua sede – STJ

​A partir de agora, os servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ) contam com ambientes profissionais compartilhados e flexíveis, no modelo conhecido como coworking. Nesta terça-feira (31), o presidente da corte, ministro Humberto Martins, inaugurou os novos espaços – denominados Salas Multiúso Conecta STJ.

De acordo com o ministro, a implementação da nova estrutura reflete o histórico pioneirismo da corte no contexto da revolução tecnológica.

“Apesar da pandemia, o Tribunal da Cidadania não parou, estando em pleno desenvolvimento e produtividade, com a realização das sessões de julgamento virtuais ou por videoconferência. Estamos avançando dentro da era do conhecimento e da otimização”, declarou.​​​​​​​​​

O presidente do STJ, ministro Humberto Martins, ao entregar as salas compartilhadas: “O Tribunal da Cidadania não parou”. | Foto: Lucas Pricken / STJ​

Também presente à inauguração, o vice-presidente do STJ, ministro Jorge Mussi, destacou a importância da iniciativa para a valorização do corpo funcional do tribunal.

“Esses espaços foram construídos com pedra, cal, cimento e, acima de tudo, com muito amor pela presença de vocês, pessoas que vestem a camisa do Tribunal da Cidadania”, afirmou.

Salas multiúso represent​​am mudança de paradigma

Em seu discurso, o diretor-geral do STJ, Marcos Antonio Cavalcante, ressaltou que o principal objetivo da nova estrutura é proporcionar um ambiente para intensificar a troca de ideias e experiências entre servidores dos diferentes setores da corte.

Ele comentou que o mundo do trabalho vem passando por profundas transformações, cujo ritmo acelerou durante a pandemia da Covid-19.

“Estamos vivendo em uma realidade de anywhere office, em que as pessoas podem desempenhar suas atividades em qualquer lugar, com um ganho de produtividade muito grande”, observou o diretor-geral.​​​​​​​​​

O diretor-geral do STJ, Marcos Cavalcante, e os ministros Humberto Martins e Jorge Mussi, presidente e vice, na inauguração dos novos espaços de trabalho. | Foto: Lucas Pricken / STJ

A iniciativa permitirá, ainda, otimizar as rotinas e reduzir custos, graças à eliminação de estações físicas permanentes de trabalho. Além disso, os servidores na modalidade de teletrabalho vão contar com um ponto de apoio para a execução de suas atividades quando comparecerem ao tribunal.

Como vão funcionar os no​​vos espaços de coworking

As Salas Multiúso Conecta STJ dispõem de ambientes totalmente equipados, não vinculados a nenhuma unidade específica, em que todos os servidores e estagiários poderão trabalhar.

De acordo com a chefe da Seção de Arquitetura, Simone Muhlethaler Vidigal, os novos espaços foram concebidos com foco na versatilidade.

“O intuito é ter, dentro de um espaço, a possibilidade de utilizá-lo de diversas formas. Pensamos em ambientes modernos e dinâmicos, nos quais se possa trabalhar em um computador, realizar uma reunião ou promover um minicurso”, exemplificou.

A iniciativa é resultado da Resolução STJ/GP 13/2021, que atende às Resoluções 227/2016 e 371/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O normativo – que regulamenta o teletrabalho no tribunal, em substituição à Resolução STJ/GP 19/2018 – traz diversas novidades, entre elas, a possibilidade de execução das atividades de forma híbrida, ou seja, com a alternância entre o serviço presencial e o remoto.​

Leia ta​​​mbém: Trabalho a distância abre caminho para a modernização dos espaços físicos do STJ​​

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/KJhKCN-KsNg/31082021-Tribunal-inaugura-espaco-de-uso-compartilhado-em-sua-sede.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …