CI trata de desembarque fora de pontos de ônibus e de incentivo ao ciclismo — Senado Notícias

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) deve analisar proposta da senadora Daniela Ribeiro (PP-PB) que garante a mulheres, idosos e pessoas com deficiência o direito de desembarcar fora dos locais de parada de ônibus no período noturno. O Projeto de Lei (PL) 3.258/2019 é um dos 14 itens da pauta da próxima reunião da comissão, marcada para 11h de terça-feira (14). 

Na justificativa do projeto, a senadora lembra que a opção pelo transporte coletivo à noite pode representar um risco à integridade física de passageiros, principalmente os mais vulneráveis. Segundo ela, várias cidades já optaram por autorizar os motoristas de ônibus a parar fora dos pontos. É o caso de São Paulo, com norma local aprovada desde 2016; João Pessoa (2017) e Campina Grande (2018), ambas na Paraíba.

O relator na CI, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), é favorável à aprovação da proposta. 

Ciclismo

Os parlamentares vão avaliar também o  PL 3.598/2019, da senadora Leila Barros (PSB-DF), que incentiva a prática do ciclismo e promove a integração de modais no transporte urbano. O texto inclui na Lei 10.257, de 2001, que estabelece diretrizes gerais da política urbana, a obrigatoriedade de um plano de mobilidade para promover integração dos modais automotor, ferroviário, metroviário e cicloviário.

O relator é o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que alterou a proposta para inserir mudança no Programa Bicicleta Brasil (Lei 13.724, de 2018) a fim de garantir a participação da sociedade civil no planejamento e na fiscalização das ações de melhoria no sistema cicloviário. 

Se aprovado na CI, o projeto segue para a Câmara dos Deputados, se não houver recursos para votação em Plenário. 

Pontes de madeira

Ainda na pauta está o PL 3.981/2019, do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), que proíbe a construção de pontes de madeira nas vias pertencentes aos estados, Distrito Federal e municípios quando houver recursos do governo federal.

Conforme o autor, nada justifica o uso de recursos e esforços federais para a construção de pontes de madeira, uma vez que as obras podem utilizar elementos mais resistentes e duráveis. O senador também aponta a necessidade de preservação ambiental, tendo em vista o uso de árvores centenárias e raras para esse tipo de construção.

O projeto acrescenta o artigo 41-A à Lei 12.379, de 2011, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Viação (SNV), mas preserva as pontes de madeira tombadas pelo patrimônio histórico e as construídas para resgate histórico.

O texto foi relatado pelo senador Zequinha Marinho (PSC-PA), favorável à aprovação com emenda de sua autoria, a qual busca adequar a ementa da proposição ao seu conteúdo normativo. O projeto tramita em caráter terminativo, por isso, se for aprovado, vai direto à Câmara, a menos que haja recurso para votação em Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/09/13/cidades-ci-trata-de-desembarque-fora-de-pontos-de-onibus-e-de-incentivo-ao-ciclismo.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …