CMA promove debate sobre uso de agrotóxicos — Senado Notícias

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) vai promover uma audiência pública, na próxima quinta-feira (16), às 9h, para debater o uso de agrotóxicos no país. O foco será nos impactos ambientais e na saúde e, também, nos mitos e nas verdades sobre esses produtos.

A realização da audiência atende a requerimento do senador Fabiano Contarato (Rede-ES). O senador aponta que, entre 2015 e 2020, o consumo de agrotóxicos no Brasil cresceu 25%. Porém, segundo Contarato, não se vê relação entre o aumento do uso desses produtos e o aumento da produtividade nas lavouras, em quilograma ou tonelada de produção por unidade de área. Daí a importância do debate.

Para a audiência, estão convidados o gerente-geral de Toxicologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Carlos Alexandre Oliveira Gomes, e a pesquisadora Regina Sambuichi, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A diretora do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), Antônia Ivoneide, e as professoras Eloisa Dutra Caldas (Universidade de Brasília) e Silvia do Amaral Rigon (Universidade Federal do Paraná) completam a lista de debatedores.

A audiência será realizada de forma semipresencial, com os senadores no Plenário 19 da Ala Senador Alexandre Costa e os debatedores por videoconferência. Também será permitida a participação popular. Dúvidas, críticas e sugestões poderão ser enviadas por meio do portal e-Cidadania ou pelo telefone 0800 0612211.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/09/13/cma-promove-debate-sobre-uso-de-agrotoxicos.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …