Ministros aposentados explicam criação e competências do STJ no programa Entender Direito – STJ

Os ministros aposentados do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Edson Vidigal e Barros Monteiro são os convidados da nova edição do programa Entender Direito, que traz como tema a criação e as competências do STJ.

Edson Vidigal atuou no extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR), com ingresso no STJ desde a instalação da corte, em abril de 1989. Foi presidente do tribunal no biênio 2004-2006. Barros Monteiro ingressou no STJ em maio de 1989 e também exerceu o cargo de presidente, no biênio 2006-2008.

Na conversa com os jornalistas Thiago Gomide e Fátima Uchôa, os magistrados partem do contexto histórico de criação do STJ – com a Constituição Federal de 1988 -, adentram nas competências reservadas ao Tribunal da Cidadania pela Carta Maior e também destacam a importância dos julgamentos sob o rito dos recursos especiais repetitivos para uma Justiça mais célere e eficiente.

O programa Entender Direito pode ser conferido no canal do STJ no YouTube e na versão podcast nas principais plataformas de áudio.

Na TV Justiça, o programa vai ao ar às quartas-feiras, às 10h, com reprises no sábado, às 14h, e às terças-feiras, às 22h; e na Rádio Justiça é possível acompanhar as entrevistas aos sábados, às 7h, com reprise no domingo, às 23h

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/7DwhQgJQoRI/14092021-Ministros-aposentados-explicam-criacao-e-competencias-do-STJ-no-programa-Entender-Direito.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Natureza dos contratos de franquia e prazo de suspensão de habilitação para dirigir são temas da nova Pesquisa Pronta – STJ

A página da Pesquisa Pronta  disponibilizou nove entendimentos do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Produzida …