3º Fórum Nacional de Alternativas Penais está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Fórum Nacional em Alternativas Penais (Fonape). O evento será realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre 28 e 30 de setembro, com o tema “Encarceramento em Massa e Alternativas à Prisão: 30 anos das Regras de Tóquio das Nações Unidas”.

Cinco anos após a última edição, o evento terá foco internacional inédito, promovendo debate atualizado no campo das alternativas ao encarceramento a partir de contribuições de especialistas de diferentes campos de atuação no Brasil e no mundo. As inscrições são abertas ao público em geral e haverá emissão de certificado ao final do evento.

Conheça a programação do evento e faça sua inscrição

O evento terá painéis e salas temáticas simultâneas, que as pessoas participantes devem escolher. Entre os assuntos abordados, estão a substituição do encarceramento por medidas comunitárias, violência doméstica, o instituto do acordo de não persecução penal -recentemente inserido no Código de Processo Penal pela Lei 13.964/19 -, experiências internacionais com audiências de controle de detenção e regulação de vagas, proteção social, questões raciais, justiça restaurativa, entre outros.

O 3º Fonape integra as atividades do programa Fazendo Justiça, parceria entre CNJ e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que envolve 28 ações simultâneas que atuam para superar os desafios no campo da privação de liberdade. O programa tem a parceria do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime nas ações sobre audiência de custódia.

Além de painéis com especialistas e lançamento de diversos produtos técnicos, inclusive em idiomas estrangeiros, o 3º Fonape sediará o encerramento dos Altos Estudos em Audiência de Custódia, concluindo o ciclo de compartilhamento de experiências entre o Judiciário brasileiro para fortalecer as audiências de custódia em todo o país.

Para ter acesso à tradução das conferências, é necessário realizar a inscrição para o evento e acompanhar os painéis por meio da plataforma Zoom. Os links para acesso aos painéis e salas temáticas serão disponibilizados com a confirmação da inscrição. O evento também será transmitido pelo canal do CNJ no YouTube, mas sem tradução simultânea.

Serviço

3º Fórum Nacional de Alternativas Penais
Quando: de 28 a 30 de setembro
Local: Canal do CNJ no YouTube
Informações e inscrições: https://fonape2021.com.br/

Agência CNJ de Notícias

Assista ao evento no canal do CNJ no YouTube

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/3o-forum-nacional-de-alternativas-penais-esta-com-inscricoes-abertas/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=3o-forum-nacional-de-alternativas-penais-esta-com-inscricoes-abertas.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Participação de pessoas negras no TRT4 é tema de livro e documentário

“Num mundo onde querem nos matar, contar e registrar as nossas vidas é revolucionário!”. A …