TSE participa do maior evento de segurança da informação da América Latina — Tribunal Superior Eleitoral

Rodrigo Coimbra, chefe da Seção de Voto Informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), participou nesta terça-feira (14) do Mind The Sec 2021, maior encontro corporativo de segurança da informação e cyber security da América Latina. Durante trinta minutos, Coimbra abordou diversas questões ligadas ao Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação, realizado desde 2009 e que neste ano entra na sexta edição, que ocorrerá de 22 a 26 de novembro em ambiente próprio na sede do TSE, em Brasília.

A fala de Coimbra foi dividida em quatro partes, com a apresentação do que é o TPS, como era o sistema de votação antes do Teste Público, o TPS ao longo do tempo e as principais inovações obtidas com o evento.

Ao explicar para a plateia virtual o que é o TPS, Coimbra disse se tratar da avaliação de segurança dos sistemas eleitorais feita pela sociedade e que o teste reforça a transparência e a auditabilidade dos sistemas eleitorais, sendo “um momento importante de demonstração de maturidade e confiabilidade dos sistemas”, afirmou.

Sistema fortalecido

Segundo ele, ao longo de cinco edições (2009, 2012, 2016, 2017 e 2019), o sistema de votação tem se fortalecido e todos os testes contribuíram para a evolução do hardware e do software da urna eletrônica. Coimbra lembrou que, antes da implementação do TPS por meio da Resolução TSE n° 23.444/2015, o sistema era avaliado internamente pela própria equipe, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, com a análise de segurança do software. Em 2009, ano de realização do primeiro teste, foi desenvolvida uma nova plataforma de hardware.

O chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE apresentou o histórico de evolução dos testes e explicou como a Corte Eleitoral respondeu a eventuais vulnerabilidades encontradas pelos investigadores em pontos do sistema.

“O TPS é fundamental para o aprimoramento da democracia. A partir dele é possível garantir que teremos eleições com um software cada vez mais seguro e moderno, uma vez que sempre respondemos com soluções efetivas e robustas aos ataques realizados com sucesso”, destacou ele.

Convite

No final, Rodrigo Coimbra se despediu com o convite para que todos participem do TPS 2021. “Nós do TSE estamos preparados para receber os participantes e ouvintes com atenção, dedicação e carinho. Contamos com o apoio de todos vocês para continuarmos a fazer as maiores evoluções nos sistemas eleitorais. Se animem e venham para o TSE”, reforçou.

As pré-inscrições para o TPS 2021, no qual podem participar pessoas físicas e jurídicas, estão abertas até o dia 29 de setembro. Nesta sexta edição, o TSE permitirá até 15 inscrições, individuais ou compostas por grupos de investigadores integrados por até cinco pessoas.

Acesse o site do TPS 2021

JM/EM, DM

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2021/Setembro/tse-participa-do-maior-evento-de-seguranca-da-informacao-da-america-latina.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Jovem que completar 16 anos até a data da próxima eleição poderá votar — Tribunal Superior Eleitoral

De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 …