Lasier quer sustar Portaria que impede empréstimos externos por estados e municípios — Senado Notícias

Em pronunciamento, nesta quinta-feira (16), o senador Lasier Martins (Podemos-RS) pediu que seja rapidamente discutido o projeto de decreto legislativo de sua autoria destinado a sustar o artigo 3º da portaria 9.365/2021, editada em 4 de agosto último, pelo Ministério da Economia, que trava e impede a tomada de empréstimos externos por estados, Distrito Federal e municípios.

Ele destacou que a medida ministerial está causando um prejuízo notório a esses entes federativos, pois os empréstimos são uma das poucas alternativas para obter recursos destinados a obras necessárias e a melhorar os serviços oferecidos.

Além de conspirar contra o crescimento de estados, Distrito Federal e municípios, na opinião de Lasier Martins, o Ministério da Economia está invadindo competência que é exclusiva do Senado Federal, única instituição que pode autorizar esses financiamentos.

— Inclusive, exatamente ontem, à tarde (15), recebi a visita do Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, que veio à Brasília, entre outros motivos, pedir aos Senadores que revoguem, que terminem com essa portaria irregular, porque fora de competência do ministério, e possamos, então, retomar os pedidos de financiamentos, seja de bancos brasileiros ou de bancos externos, para retomar as suas obras, afirmou. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/09/16/lasier-quer-sustar-portaria-que-impede-emprestimos-externos-por-estados-e-municipios.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Agente público investigado por violência doméstica pode ter salário suspenso — Senado Notícias

Foi apresentado no Senado um projeto (PL 994/2024) que endurece as consequências para agentes públicos …