Justiça Federal no Paraná promove II Exposição Virtual de Processos Históricos

Em comemoração à 15ª Primavera dos Museus, evento anual promovido em setembro pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Justiça Federal do Paraná, unidade do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), apresenta a II Exposição Virtual de Processos Históricos da Sala da Memória. Nela, é possível conhecer como é preparado o acervo histórico da JFPR, como e por quem é organizada aa Sala da Memória e alguns processos históricos, cujos assuntos e personagens demonstram o funcionamento da Justiça Federal em outros tempos.

O resgate da atuação da magistratura, oficiais de Justiça, escrivãos, escrivãs, advogados e advogadas ajuda a compreender as mudanças da própria sociedade, dos costumes e realidades. São processos anteriores à lei da abolição da escravatura – em que escravos eram “arrolados como bens” de família – e processos de acidentes de trabalho envolvendo as estradas de ferro e a perigosa profissão de guarda-freios.

Ainda estão exibidos processos de especialização de fiança – em que o detentor de cargo relacionado à fazenda pública deveria apresentar bens em garantia para nomeação – e processos que citam a primeira Constituição Federal republicana, de 1891, além dos que envolvem a Revolução Federalista, o Barão e a Baronesa do Serro Azul, o Cerco da Lapa, a situação das mulheres nos processos do século passado. É um mundo de História e conhecimento.

Fonte: JFPR/TRF4

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/justica-federal-no-parana-promove-ii-exposicao-virtual-de-processos-historicos/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=justica-federal-no-parana-promove-ii-exposicao-virtual-de-processos-historicos.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

CNJ lança #BlocodoRespeito: campanha de conscientização contra o assédio no Carnaval

O Conselho Nacional de Justiça promove, de 3 a 17 de fevereiro, o #BlocoDoRespeito, uma …