Portal do TSE oferece diversos serviços on-line e gratuitos — Tribunal Superior Eleitoral

Como a urna eletrônica não apresenta nenhum mecanismo que possibilite sua conexão a dispositivos de rede – o que a torna inviolável e inacessível remotamente –, o ato de votar é um dos poucos procedimentos do processo eleitoral que não podem ser realizados pela rede mundial de computadores.

Fora esse ponto, o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece uma série de serviços on-line e gratuitos que facilitam a vida das pessoas que buscam virtualmente a Justiça Eleitoral. A seção Serviços ao Eleitor, disponível no lado direito da página de abertura do Portal, reúne em um só espaço o que as eleitoras e os eleitores precisam para estarem em dia com a Justiça Eleitoral. 

Lá, é possível pesquisar o local de votação e ver o número do título, verificar a situação eleitoral, validar documentos, consultar débitos e emitir boletos para a quitação de eventuais multas eleitorais.

Eleitor e eleições

Por meio da aba Eleitor e eleições, localizada na barra superior da página de abertura do Portal, é possível acessar vários serviços e sistemas disponibilizados pela Justiça Eleitoral, como o e-Título, o Título Net e diversos tipos de certidões.

O e-Título é um aplicativo móvel da Justiça Eleitoral que permite obter a via digital do título de eleitor e acesso rápido e fácil às informações individuais cadastradas. Ele substitui o documento físico e dispõe de dados como local de votação e situação cadastral, bem como acesso às certidões de quitação eleitoral e crimes eleitorais. O aplicativo pode ser baixado nas plataformas iOS ou Android

Por sua vez, o Título Net é um sistema da Justiça Eleitoral que permite a requisição da primeira via do título (alistamento), transferência de município, alteração de dados pessoais, modificar o local de votação e ainda fazer a revisão eleitoral ou regularizar inscrição cancelada.

Certidões

No link Certidões, a pessoa pode emitir as certidões de quitação eleitoral, crimes eleitorais, negativa de alistamento, composição partidária e filiação partidária. Tudo de graça. Os serviços de emissão ou validação de certidões eleitorais também podem ser realizados por meio do aplicativo e-Título.

Certidão de quitação eleitoral

Esse documento comprova que a eleitora ou o eleitor estão em dia com suas obrigações perante a Justiça Eleitoral. Isso significa que a pessoa não tem restrição no que se refere à plenitude do gozo dos direitos políticos, ao regular exercício do voto, ao atendimento a convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito. A certidão também revela a inexistência de multas aplicadas, em caráter definitivo, pela Justiça Eleitoral e não perdoadas, bem como a apresentação de contas de campanha eleitoral.

Certidão de crimes eleitorais

Ela atesta a existência ou não de registros, no histórico da eleitora ou do eleitor no banco de dados da Justiça Eleitoral, de condenação criminal eleitoral decorrente de decisão judicial transitada em julgado – contra a qual não cabe mais recurso. 

Certidão negativa de alistamento eleitoral

Esse documento serve para comprovar a inexistência de registro de título em nome da pessoa perante a Justiça Eleitoral.                               

Certidão de composição partidária 

Essa certidão atesta a composição dos órgãos partidários com base nos dados armazenados no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP).

Ouvidorias

O Portal do TSE também oferece acesso às ouvidorias e aos serviços de Disque-Eleitor da Justiça Eleitoral. Esses serviços têm como objetivo esclarecer as pessoas sobre as dúvidas relacionadas às eleições e aos serviços eleitorais. Outra forma para o eleitorado obter informações é entrando em contato com o respectivo Tribunal Regional Eleitoral do estado, por telefone ou por e-mail. Os contatos estão disponíveis na aba Eleitor e Eleições>Ouvidorias.

MC/EM, DM

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2021/Setembro/portal-do-tse-oferece-diversos-servicos-on-line-e-gratuitos.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Programa do TSE contra desinformação é finalista do Prêmio Innovare — Tribunal Superior Eleitoral

O “Programa de enfrentamento à desinformação nas eleições”, idealizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para …