Senado se ilumina de verde para conscientizar sobre asfixia perinatal e doação de órgãos — Senado Notícias

A cúpula e o edifício principal do Senado Federal serão iluminados com a cor verde, a partir desta sexta (24) até quarta-feira (29), em apoio ao Mês de Conscientização da Asfixia Perinatal, também chamado Setembro Verde Esperança. A iniciativa da iluminação é da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP). No mesmo período a iluminação verde apoiará a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, atendendo aos pedidos do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e do Ministério da Saúde.

Pesquisas apontam que a asfixia perinatal representa a terceira principal causa de morte em recém-nascidos no mundo inteiro e está entre as principais causas de sequelas neurológicas graves, como paralisia cerebral, cegueira ou surdez em bebês, ressalta Mara Gabrilli.

— Apesar do profundo impacto socioeconômico causado por essa doença em nosso país, a asfixia perinatal ainda é desconhecida por grande parte da população, situação que acaba dificultando a busca pelo diagnóstico e tratamento adequado. Por isso, a necessidade de maior divulgação e ampliação do conhecimento entre os públicos especializado e comum — afirma a senadora.

Doação de órgãos

A cor verde visa também conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos. O senador Nelsinho Trad reforça a importância da Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, promovida pelo Ministério da Saúde.

— O intuito é fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto. Hoje, no Brasil, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Um único doador pode salvar dez vidas — diz Nelsinho Trad.

Estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) identificou três motivos principais para a alta taxa de recusa à doação, que não ocorre só no Brasil: incompreensão da morte encefálica, falta de preparo da equipe para fazer a comunicação sobre a morte e religião.

Para quem quiser ser doador, basta comunicar sua família do desejo da doação. A doação de órgãos só acontece após autorização familiar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/09/24/senado-se-ilumina-de-verde-para-conscientizar-sobre-asfixia-perinatal-e-doacao-de-orgaos.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

CDH pode votar prioridade à mulher chefe de família no financiamento imobiliário — Senado Notícias

Quatro itens estão na pauta da reunião semipresencial da Comissão de Direitos Humanos (CDH), às …