CNJ e Tribunais de Justiça da região Sul discutem projetos do Justiça 4.0

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, nesta quinta (30/9) e sexta-feira (1º/10), reunião com os Tribunais de Justiça da região Sul sobre os projetos e as políticas judiciárias do Programa Justiça 4.0. O encontro será realizado no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), com participação remota dos Tribunais de Justiça do Paraná (TJPR) e do Rio Grande do Sul (TJRS).

Na abertura, às 17h, estão confirmadas a participação do secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener, do secretário especial de Pesquisas, Programas e Gestão Estratégica do CNJ, Marcus Lívio Gomes, e do presidente do TJSC, Ricardo José Roesler. Em seguida, os Tribunais de Justiça vão apresentar suas experiências de implantação do Juízo 100% Digital, dos Núcleos de Justiça 4.0 e do Balcão Virtual.

Na manhã da sexta-feira (1º/10), os temas de destaque serão a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro e o Codex. A Plataforma é o marketplace de soluções de TI do Judiciário, com microsserviços e módulos negociais que podem ser consumidos pelos sistemas judiciais de processo eletrônico. Já o Codex é a plataforma responsável por consolidar as bases de dados processuais, provendo conteúdo textual de documentos e dados estruturados.

Inovação

O Programa Justiça 4.0 é uma parceria entre o CNJ, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Conselho da Justiça Federal (CJF) para o desenvolvimento e a implantação de soluções tecnológicas que visam ao aperfeiçoamento dos sistemas processuais eletrônicos e da prestação jurisdicional. Hoje, 100% dos Tribunais Regionais Federais e do Trabalho já iniciaram o processo de adesão ao programa, além de 15 Tribunais de Justiça, seis Tribunais Regionais Eleitorais, um Tribunal de Justiça Militar e os Tribunais Superiores (STJ, TSE, TST e STM).

Raquel Lasalvia
Agência CNJ de Notícias

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/cnj-e-tribunais-de-justica-da-regiao-sul-discutem-projetos-do-justica-4-0/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=cnj-e-tribunais-de-justica-da-regiao-sul-discutem-projetos-do-justica-4-0.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Ministros recebem homenagem pelo apoio à Justiça Restaurativa

O Comitê Gestor da Justiça Restaurativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) homenageou os ministros …