Tribunais participam de fórum on-line sobre programas de proteção do Executivo

Representantes dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais participam, no dia 5 de outubro, às 10h, do Fórum On-line de Apresentação dos Programas de Proteção. No encontro, será apresentado em detalhes o funcionamento do Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas (Provita) e do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH), além de permitir a troca de experiências para dar visibilidade às peculiaridades locais e regionais.

O evento promovido pela Secretaria Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos vai contar com a participação da conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Ivana Farina, além de representantes do Conselho da Justiça Federal (CJF) e de entidades que atuam na área.

Acesse a sala de videoconferência para participar do Fórum

Criado em 1998, o Provita tem como função proteger vítimas ou testemunhas ameaçadas de morte que tenham sido encaminhadas pelo sistema de justiça e entidades de segurança pública. Para garantir a vida e segurança destas pessoas, o programa constitui uma rede de entidades no Brasil que aplicam medidas como o deslocamento geográfico, quando for necessário retirar a pessoa da área onde sofre ameaças.

Qualquer pessoa que esteja em situação de ameaça em decorrência de ter contribuído com a Justiça pode solicitar proteção. Para isso, são levadas em conta a gravidade da coação ou da ameaça à integridade física ou psicológica, a dificuldade de preveni-las ou reprimi-las pelos meios convencionais e a sua importância para a produção da prova.

Já o PPDDH atua no atendimento e acompanhamento dos casos de risco e de ameaça de morte de defensores e defensoras de direitos humanos, comunicadores e ambientalistas em todo território nacional. Atualmente, o programa acompanha 506 pessoas em todo o país.

Agência CNJ de Notícias

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/tribunais-participam-de-forum-on-line-sobre-programas-de-protecao-do-executivo/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=tribunais-participam-de-forum-on-line-sobre-programas-de-protecao-do-executivo.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

CNJ lança #BlocodoRespeito: campanha de conscientização contra o assédio no Carnaval

O Conselho Nacional de Justiça promove, de 3 a 17 de fevereiro, o #BlocoDoRespeito, uma …