Girão acusa CPI da Pandemia de ignorar desvios de verbas federais durante a pandemia — Senado Notícias

Em pronunciamento, nesta quarta-feira (29), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) afirmou que a CPI da Pandemia está chegando ao fim sem atender a um dos requerimentos que deram origem a ela. Para ele, faltou investigar as irregularidades que teriam ocorrido em estados e municípios por suposto desvio de verbas federais durante a pandemia do coronavírus.

O senador falou sobre a importância do que foi apurado até este momento na Comissão de Inquérito, mas ressaltou que a CPI da Pandemia ignorou os “bilhões de reais” recebidos pelos estados e municípios. Para ele, “existe uma blindagem explícita de poderosos dentro da CPI”.

— Não porque nós não queremos, mas porque não deixaram a gente fazer a apuração desses bilhões de reais de verbas federais enviadas para Estados e Municípios. Foram realizadas mais de 130 operações pela Polícia Federal, uma das entidades mais acreditadas do nosso País e pela própria CGU [Controladoria-Geral da União], que confirmaram gravíssimas irregularidades, exatamente nesses entes federados no combate à pandemia  — disse Girão.

O parlamentar destacou que considera como “símbolo nacional de corrupção” na pandemia a compra fraudulenta de respiradores em todo país. O senador citou a aquisição de respiradores pelo Consórcio Nordeste, por casa de massagem, loja de vinho e loja de brinquedo.

— Esses casos escandalosos podem ser apenas a ponta do iceberg, neste País fantástico, onde, infelizmente, os valores da corrupção, ainda, nós temos todas essas notícias que a gente não pode apurar nessa CPI — declarou.

 O Parlamentar ainda disse que está coletando assinaturas para criar uma Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) para que se a busque a imparcialidade, a verdade sobre esses desvios, desperdícios, corrupção, que não ocorreu na CPI da Pandemia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/09/29/girao-acusa-cpi-da-pandemia-de-ignorar-desvios-de-verbas-federais-durante-a-pandemia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …