Iniciativa de inteligência artificial do TRF1 é finalista em prêmio de inovação

“Inteligência Artificial no atendimento” é um dos projetos do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) finalista do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial. A iniciativa concorre na categoria “Enfrentamento de Crise”, que vai reconhecer projetos inovadores, iniciativas e soluções criadas para o enfrentamento da crise causada pela pandemia da Covid-19.

O projeto foi desenvolvida pela Corregedoria Regional do TRF1 em parceria com a Divisão de Apoio aos Usuários e contou com o apoio da Seção Judiciária do Distrito Federal, para ser uma alternativa ao atendimento presencial, suspenso em razão das medidas de combate ao novo coronavírus. A Atendente Virtual centraliza o atendimento a partes e representantes, unindo em uma única solução vasta base de conhecimento com as respostas às perguntas comumente realizadas, o agendamento de atendimento presencial e ainda o encaminhamento para atendimento imediato pelo Balcão Virtual.

Disponível todos os dias da semana em horário integral, a iniciativa entrega uma opção de atendimento imediato, permitindo que as demandas já mapeadas sejam prontamente respondidas. Isso libera o corpo funcional para executar outras atividades, proporcionando eficiência e satisfação no atendimento à população e ganho de produtividade na prestação jurisdicional.

Os atendimentos são personalizados para cada público. A população acessa o robô de atendimento por meio de um webchat disponibilizado no portal do TRF1. Já para a equipe do Tribunal, ele é realizado por meio de um chatbot disponibilizado na plataforma Microsoft Teams. Quando uma questão não é resolvida com a Assistente Virtual, a equipe de atendimento ao usuário é imediatamente notificada e uma pessoa prestará assistência direta em no máximo 8 minutos.

No primeiro mês de funcionamento na Seção Judiciária do Distrito Federal, onde está sendo realizada a fase piloto do projeto, mais de mil atendimentos foram prestados, o que resultou numa diminuição em proporção similar no número de atendimentos por telefone. A expectativa é a de que haja um crescimento exponencial do número de atendimentos realizados pela Assistente Virtual.

Premiação

Além dessa iniciativa “Inteligência artificial no atendimento”, o TRF1 também concorre na categoria “Enfrentamento de Crise” com projeto desenvolvido na Subseção Judiciária de Ji-Paraná (RO), denominado “Robô simplificado de certificação do auxílio emergencial”. A escolha dos premiados será feita através do Comitê Julgador, composto por avaliadores da GNova Transforma (Laboratório de Inovação em Governo da Enap), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), AGU/CNPq, Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (ABEP-TIC) e Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB. A premiação será na próxima terça-feira (5/10), durante a 5ª edição do Congresso de Direito, Tecnologia e Inovação para o ecossistema de Justiça (ExpoJud).

Fonte: TRF1

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/iniciativa-de-inteligencia-artificial-do-trf1-e-finalista-em-premio-de-inovacao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=iniciativa-de-inteligencia-artificial-do-trf1-e-finalista-em-premio-de-inovacao.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Ministros recebem homenagem pelo apoio à Justiça Restaurativa

O Comitê Gestor da Justiça Restaurativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) homenageou os ministros …