Paim pede urgência na votação de projeto sobre renda básica universal — Senado Notícias

Em pronunciamento nesta quinta-feira (30), o senador Paulo Paim (PT-RS) disse que o Congresso Nacional precisa aprovar com urgência o PL 4.194/2020, projeto de lei que regulamenta a lei da renda básica universal de cidadania (Lei 10.835, de 2004). Ele afirmou que a sociedade brasileira está “estarrecida” após assistir às imagens, divulgadas pelo mundo, em que cidadãos aparecem disputando sobras de carne, de ossos e pelancas na zona sul do Rio de Janeiro.

— Essa realidade cruel com os brasileiros não acontece somente no Rio de Janeiro; está em todo o país. É um fato, é real. Não tem como fechar os olhos para isso.

De acordo com o senador, um relatório da Oxfam Brasil mostra que o país, assim como a Índia e a África do Sul, está entre os países emergentes que registram pessoas passando fome. Ao frisar que isso é preocupante, ele declarou que a “fome no Brasil já virou uma questão estrutural”.

Citando dados da última pesquisa de orçamentos familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paim afirmou a fome é a causa da morte de 15 pessoas por dia, em média, no Brasil.  

Para o senador, o Brasil enfrenta a contradição de ser o terceiro maior produtor de alimentos do mundo e, ao mesmo tempo, assistir à sua população passar fome.

— Há alguns anos o Brasil tinha resolvido esse problema. Como deixamos chegar a esta situação? É lamentável. É triste ver o choro pela fome. Se as pessoas disputarem ossos e pelancas, restos, o que antes era para cachorros agora infelizmente é uma disputa entre crianças, idosos, mulheres grávidas, pobres, miseráveis e desempregados. Isso é muito cruel. O que aconteceu no Rio é cena de campo de concentração — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/09/30/paim-pede-urgencia-na-votacao-de-projeto-sobre-renda-basica-universal.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Com votação marcada para terça, relatório da CPI ainda pode receber alterações — Senado Notícias

Prevista para 26 de outubro, a votação do relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL) será …