CDR vai fazer audiência pública sobre proteção do cerrado — Senado Notícias

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) aprovou, nesta segunda-feira (4), a realização de audiência pública sobre novas regras de proteção e desenvolvimento sustentável para o cerrado (REQ 6/2021). A Comissão convidará representantes da Casa Civil e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O pedido veio do senador Jean Paul Prates (PT-RN), que é o relator de projeto de lei sobre o tema (PL 5462/2019). O texto seria a primeira legislação federal de preservação do cerrado, dispondo sobre conservação, proteção, regeneração, utilização e proteção da vegetação nativa e política de desenvolvimento sustentável.

No requerimento, Jean Paul observa que o cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, ocupando 25% do território nacional, e também abriga as nascentes de importantes rios, como o São Francisco. Apesar disso, o bioma não tem um marco de proteção e vive sujeito a ameaças, como o desmatamento e a expansão da fronteira agropecuária.

“O cerrado é fundamental para a segurança hidroenergética do país, e há especialistas que apontam forte correlação entre a crise atualmente vivenciada e a situação de degradação enfrentada pelo bioma. Não há mais espaço para se pensar em outra forma de presença humana na área que não uma pautada pela sustentabilidade”, defende o senador.

Além da Casa Civil e da Embrapa, a audiência deverá contar com representantes do Consórcio Nordeste, do Instituto Pensar Agropecuária e da Rede Pouso Alto de Agroecologia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/10/04/cdr-vai-fazer-audiencia-publica-sobre-protecao-do-cerrado.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Dia Mundial de Conscientização do Autismo terá sessão especial — Senado Notícias

O Senado vai promover nesta segunda-feira (1°) uma sessão especial para celebrar o Dia Mundial …