Comissão da OAB realiza encontro virtual para debater o Estatuto do Idoso – OAB

A Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI) da OAB realizou, nesta terça-feira (5), a abertura oficial do I Encontro Virtual do colegiado. O evento, com a participação dos membros do grupo e de renomados especialistas, vai debater como tema principal “A Pessoa Idosa e o Estatuto do Idoso na Atualidade”, com a realização de uma série de palestras para abordar diversos aspectos da norma.

A abertura contou com a participação do diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha, representando o presidente nacional da Ordem, Felipe Santa Cruz; da presidente em exercício da CNDPI, Marcia Braz; do presidente da subseção da Maricá-RJ, Eduardo Carlos de Souza; da secretária-adjunta da CNDPI, Dora Marcia Zalcbergas; do membro da CNDPI, Ismael da Cunha Neto; e do advogado e sociólogo Amin Aur, que proferiu a palestra magna de abertura.

“Esse é um momento em que temos que fazer uma grande reflexão sobre os direitos das pessoas idosas, principalmente pela situação em que vivemos, onde tantas vidas de pessoas idosas foram ceifadas pela covid-19. Nós, enquanto advogados e advogadas, precisamos lutar pelo direito de todos, e o direito mais importante é o direito à vida. É preciso também atuar para preservar os nossos idosos, que são grandes patrimônios em nossa sociedade”, afirmou o diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha.

“Esse evento é fundamental para que possamos discutir uma agenda importante, além de discutir o Estatuto e a sua efetividade. Discutir o Estatuto é também pensarmos o nosso futuro. Precisamos cobrar das autoridades competentes e de toda a sociedade em geral, ações que possam efetivamente contribuir para que o futuro dos idosos seja melhor, com mais qualidade de vida, com maior expetativa de vida, com independência e apoio das autoridades”, disse a presidente em exercício da CNDPI, Marcia Braz.

As palestras do encontro virtual ocorrem nesta quarta-feira (6), a partir das 9h da manhã. Todo o evento será transmitido em tempo real no canal da OAB Nacional no YouTube. Haverá ainda certificação de 6 horas de atividades extras, mas para isso é preciso fazer a inscrição aqui e acompanhar os painéis pelos links próprios do encontro após a inserção de login e senha. Serão debatidos temas como os 18 anos do Estatuto do Idoso e os desafios para sua efetivação, abandono da pessoa idosa – aspectos e responsabilização, alienação parental, inclusão digital e saúde mental do idoso.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/59208/comissao-da-oab-realiza-encontro-virtual-para-debater-o-estatuto-do-idoso.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …