Magistrado do TRT9 recebe pena de censura por baixa produtividade

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aplicou pena de censura ao juiz Marcos Eliseu Ortega, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), em julgamento do Processo Administrativo Disciplinar 0000057-13.2021.2.00.0000, na 339ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (5/10). A alegação contra o magistrado era de baixa produtividade e atraso na prestação jurisdicional.

Em seu voto, o relator, conselheiro Mário Guerreiro, registrou que a produtividade de Ortega se mostrou ordinariamente muito inferior ao titular de vara na mesma comarca, do mesmo porte. “Foi verificado um quantitativo significativamente baixo de sentenças proferidas por um período considerável de meses, tem- se comprovada a negligência”, afirmou.

A defesa do juiz argumentou que fatores externos influenciaram em uma eventual baixa de produtividade, como a licença maternidade de uma servidora de sua equipe, a aposentadoria de colaboradores.

O conselheiro explicou que avaliou um período determinado da atuação do juiz. “Embora o magistrado tenha colocado os processos em dia, o que estamos analisando é um período específico”, justificou, sugerindo a pena de censura como punição. Por unanimidade, o Plenário acompanhou o entendimento do relator.

João Carlos Teles
(com supervisão de Thaís Cieglinski)

Agência CNJ de Notícias

Reveja a Sessão no canal do CNJ no YouTube

Veja mais fotos no Flickr do CNJ
05/10/2021 339ª Sessão Ordinária do CNJ

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/magistrado-do-trt9-recebe-pena-de-censura-por-baixa-produtividade/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=magistrado-do-trt9-recebe-pena-de-censura-por-baixa-produtividade.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Curso Questões Atuais do Saneamento Básico no Brasil tem apoio do CNJ

Estão abertas até quarta-feira (27/10) as inscrições para o curso Questões Atuais do Saneamento Básico …