Paim pede sessão do Congresso Nacional para votar vetos presidenciais — Senado Notícias

Em pronunciamento, nesta quarta-feira (6), o senador Paulo Paim (PT-RS) solicitou a marcação com urgência de uma sessão no Congresso Nacional para a votação de vetos presidenciais. O senador ressaltou a necessidade de derrubar o veto (VET 48/2021) que possibilita a quebra temporária de patentes de vacinas e medicamentos para enfrentamento de emergências em saúde, como a pandemia de covid-19 (Lei 14.200).

Para o senador, é fundamental que o Brasil possa garantir o abastecimento de todo material biológico para a produção de vacinas e a aplicação de imediato da lei aprovada pelo Congresso Nacional e vetada pelo Executivo. O senador afirmou que com a derrubada do veto 48/2021, o Congresso dará um exemplo ao mundo, “sendo solidário, fraterno, humanista em todas as suas concepções”.

— A Lei 14.200, de 2021, precisa ser aplicada imediatamente, sem o veto. É um caminho que se abre para a produção de imunizantes em grande escala, a custos menores. Além de salvaguardar a saúde dos brasileiros, teremos a possibilidade de ajudar também países pobres onde a vacinação é muito baixa. É uma ação humanitária. Portanto, a responsabilidade é muito grande de todos nós — afirmou o senador.

Paim também destacou uma declaração da diretora-geral adjunta da Organização Mundial de Saúde (OMS), Mariângela Simão, que afirmou que “uma nova pandemia já é considerada inevitável e a questão é quando ela vai acontecer”.

Outros vetos, segundo o parlamentar, também precisam ser derrubados como o veto 51, sobre o auxílio à agricultura familiar; o veto 33, ao projeto que dispensa as pessoas que possuem lúpus ou epilepsia da carência de 12 meses de filiação ao INSS para receber o seu benefício; o veto 44, que trata do reajuste dos agentes comunitários de saúde, que estão lá na linha de frente; o veto 23, ampliação do prazo de vigência do Plano Nacional de Cultura; e o veto 10, ações emergenciais destinadas ao setor de eventos.

Zumbi

O senador Paulo Paim (PT-RS) também cumprimentou o Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, o professor José Vicente, pela promoção do movimento Cotas Sim que pede a renovação da Lei de Cotas nas universidades, institutos federais e também na administração pública. Paim, destacou que o objetivo da campanha é apoiar as proposições que tramitam no Congresso e garantem a reedição da Lei 12.711, de 2012, a popular Lei de Cotas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/10/06/paim-pede-sessao-do-congresso-nacional-para-votar-vetos-presidenciais.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Senado lança segundo Plano de Equidade de Gênero e Raça — Senado Notícias

O Senado lançou ,nesta sexta-feira (22), o Segundo Plano de Equidade de Gênero e Raça …