CE aprova celebração do Dia Nacional da Cachaça — Senado Notícias

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou, nesta quinta-feira (7), a criação do Dia Nacional da Cachaça, a ser comemorado anualmente em 13 de setembro. A proposta (PLC 173/2017) segue agora para avaliação do Plenário. 

A data foi sugerida pelo autor do projeto, o deputado Valdir Colatto (MDB-SC), em parceria com o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) e faz referência ao dia em que a Corte Portuguesa assinou a permissão para a comercialização da bebida no Brasil, no ano de 1661. Na época, a aguardente competia com a bagaceira, bebida alcoólica produzida com uva. Segundo informações do Ibrac, a comercialização da cachaça levou 30 anos para ser regulamentada.

“Da mesma forma que a Escócia tem como sua bebida típica o uísque, a França o vinho e o México a tequila, o Brasil possui também um valioso patrimônio cultural que é a cachaça”, afirmou o deputado ao apresentar a proposta. 

Cultura nacional

O relator, senador Dário Berger (MDB-SC), emitiu parecer favorável ressaltando o mérito do texto por reconhecer e valorizar o destilado de maior consumo no país e terceiro mais consumido do mundo, além de estar profundamente identificado com a cultura nacional.

A produção anual brasileira, segundo dados apresentados por Dário Berger, é de cerca de 1,4 bilhão de litros por ano. Do total produzido, somente pouco mais de 1% é exportado. Para ele, o aperfeiçoamento do controle de qualidade da bebida, tanto a de produção artesanal como industrial, é um instrumento importante para a conquista de um mercado externo de grande potencial.

— O mercado de produção de cachaça no Brasil gera 600 mil empregos direitos e indiretos, movimentando mais de 7 bilhões de reais em nossa economia. São mais de 40 mil produtores da bebida, responsáveis por 4 mil diferentes marcas — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/10/07/ce-aprova-celebracao-do-dia-nacional-da-cachaca.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …