CE aprova Dia Nacional da Mulher Empresária — Senado Notícias

A Comissão de Educação aprovou, nesta quinta-feira (7), a criação do Dia Nacional da Mulher Empresária, que será celebrado, anualmente, em 17 de agosto (PL 6553/2019). O projeto segue para o Plenário e, se aprovado, irá para sanção presidencial.

Para a relatora do projeto, senadora Mailza Gomes (PP-AC), o estabelecimento dessa data comemorativa permite que a sociedade reflita sobre o papel da mulher na sociedade brasileira. Ela citou um estudo do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), segundo o qual 51% dos empreendedores em estágio inicial são mulheres. No entanto, elas ganham 22% a menos que os empresários do gênero masculino.

 “[O Dia Nacional] é um instrumento para que se reconheça o valor da contribuição feminina para a renovação da atividade empresarial e se reflita sobre a necessidade de políticas públicas que promovam a  equidade entre os gêneros e favoreçam a eliminação gradativa das barreiras que ainda limitam  as empresárias brasileiras”, escreveu em seu relatório.

A senadora Zenaide Maia (PROS-RN) leu o relatório na reunião e afirmou que o projeto é uma ferramenta de empoderamento feminino. Para a senadora Leila Barros (Cidadania-DF), a iniciativa pode abrir mais portas. 

— É importante valorizar e promover a iniciativa das mulheres que tanto buscam espaço, não de poder, mas na vida social e econômica do país.

A data de 17 de agosto foi escolhida pela autora do projeto, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), para coincidir com o Dia Estadual da Mulher Empresária em Santa Catarina.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/10/07/ce-aprova-dia-nacional-da-mulher-empresaria.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Senado lança segundo Plano de Equidade de Gênero e Raça — Senado Notícias

O Senado lançou ,nesta sexta-feira (22), o Segundo Plano de Equidade de Gênero e Raça …