DF: Tribunal amplia adoção do Juízo 100% Digital e facilita acesso à Justiça

O Juízo 100% Digital agora alcança todas as unidades judiciais de natureza cível e criminal do 1º e do 2º Grau do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), inclusive os Tribunais do Júri e as Turmas Recursais. A decisão foi publicada na Portaria Conjunta 99/2021, no dia 29 de setembro.

A Portaria autoriza, no âmbito do Juízo 100% Digital, a realização de sessões plenárias do Tribunal do Júri e audiências de forma presencial ou híbrida, quando a natureza do ato exigir. Além disso, possibilita o cumprimento de mandados de citação de forma eletrônica ainda que direcionados a endereços não pertencentes ao DF.

Inicialmente disponível apenas nos processos do 1º Grau, com exceção do Tribunal do Júri, o Juízo 100% Digital é a possibilidade de a pessoa ter acesso à Justiça sem precisar comparecer fisicamente aos fóruns. Isso porque, nessa modalidade, todos os atos processuais são praticados por meio eletrônico e remoto.

A adesão ao Juízo 100% Digital é opcional e é feita por meio do sistema do Processo Judicial eletrônico (PJe), em qualquer momento do trâmite processual. O atendimento para quem optar pela modalidade é prestado durante o horário do expediente forense, das 12h às 19h, por intermédio do Balcão Virtual.

A parte que não dispuser de ferramentas ou estrutura tecnológica para participar dos atos processuais por meio digital poderá utilizar as instalações híbridas do Juízo 100% Digital ou as salas passivas disponibilizadas pelo Tribunal. A modalidade é regulamentada no TJDFT por meio da Portaria Conjunta 29/2021.

Fonte: TJDFT

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/df-tribunal-amplia-adocao-do-juizo-100-digital-e-facilita-acesso-a-justica/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=df-tribunal-amplia-adocao-do-juizo-100-digital-e-facilita-acesso-a-justica.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Penitenciárias Femininas planejam retorno de atividades educacionais para apenadas

Em virtude da pandemia de Covid-19, atividades de formação profissional e educacional foram suspensas nas …