Link CNJ desta quinta-feira (14/10) debate equidade racial no Judiciário

Graças à política de cotas raciais adotada desde 2015, a participação de pessoas negras no Judiciário vem crescendo. Em relação a servidores e servidoras e estudantes em estágio, o parâmetro de inclusão teria sido atingido em quase todos os ramos da Justiça.

Mas na magistratura a equidade ainda está distante. São 13,2% de magistrados negros e 12,3% de magistradas negras, segundo a Pesquisa sobre Negros e Negras no Poder Judiciário, lançada em setembro. Os dados revelaram um tímido avanço. E, se mantido o ritmo atual, ela só será atingida entre os anos de 2056 e 2059.

Para debater esses resultados e apresentar propostas de soluções que se somam à atual política de cotas, a revista eletrônica Link CNJ desta quinta-feira (14/10), às 21h, recebe a juíza Flávia Martins de Carvalho, que é diretora de Promoção da Igualdade Racial da Associação dos Magistrados do Brasil, e Lívia Sant’Anna Vaz, promotora de Justiça no Ministério Público da Bahia.

No quadro Uma História, o magistrado André Nicollit, da comarca de São Gonçalo (RJ), fala de sua trajetória, das barreiras que enfrentou e enfrenta como um juiz negro. Nicollit conta ainda um caso que julgou e que ficou conhecido nacionalmente por demonstrar o racismo estrutural que a nossa sociedade ainda mantém. E ainda tem o giro com as notícias mais importantes que estão rolando nos tribunais e nas redes sociais.

O Link CNJ é exibido toda quinta-feira, às 21h, pela TV Justiça, com reprises nas sextas (7h), sábado (12h), domingo (14h) e terça-feira (7h30).

Acesse aqui para saber como sintonizar a TV Justiça na sua cidade

Ficha Técnica

Link CNJ na TV Justiça
Toda quinta-feira, às 21h

Direção: André Macedo

Equipe CNJ:
André Mota
Daniel Noronha
Gilberto Costa
Gustavo de Oliveira
Hudson Cerqueira
Hugo Santos
Jônathas Seixas
Jhonatan Alves
Juliana Freitas
Juliana Neiva
Luis Marcos
Marcelo Silva
Ricardo da Costa
Thaís Cieglinski

Produção: Lívia Faria
Apresentação: Guilherme Menezes
Edição de imagens: Rafael Duarte
Edição de texto: Guilherme Menezes
Cabelo e maquiagem: Kelen Rosa
Figurino: Talitha Oliveira
Operador de câmera: Elias Cardoso e Emerson Soares
Diretor de imagem: Éster Domingos
Operador de áudio: Jabes Junior
Operador de teleprompter: Wendel Pereira
Operador de VT: Suzi Orsi
Núcleo de programação: Rosa Wasem
Núcleo técnico: Fábio Guedes
Núcleo de produção de programas: Flávia Soledade
Supervisão: Coordenadoria de Gestão da TV e Rádio Justiça / Secretaria de Comunicação Social STF

Agência CNJ de Notícias

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/link-cnj-desta-quinta-feira-14-10-debate-equidade-racial-no-judiciario/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=link-cnj-desta-quinta-feira-14-10-debate-equidade-racial-no-judiciario.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

CNJ lança #BlocodoRespeito: campanha de conscientização contra o assédio no Carnaval

O Conselho Nacional de Justiça promove, de 3 a 17 de fevereiro, o #BlocoDoRespeito, uma …