Abertura do seminário internacional do Trabalho Seguro aborda cenário de crise e pandemia

O evento, que começou nesta segunda-feira (18/10), será realizado até sexta (22), com transmissão no YouTube do TST.





Mosaico da tela das participantes da abertura do evento.





18/10/2021 – O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) promoveram, nesta segunda-feira (18/10), o 6º Seminário Internacional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho. O evento, que segue até sexta-feira (22), tem como objetivo debater sobre a importância de um ambiente seguro e decente no ambiente de trabalho, com todos os esforços para a redução de acidentes e doenças, especialmente em tempo de crise, como a atual pandemia da Covid-19.

Durante a abertura, a presidente do TST e do CSJT, ministra Maria Cristina Peduzzi, afirmou que o coronavírus se apresentou como um dos maiores limitadores para o pleno exercício da atividade econômica e, consequentemente, para o desenvolvimento do trabalho. A ministra também destacou que, além da covid-19, é preciso não esquecer que o ambiente de trabalho precisa estar seguro contra outros tipos de doenças e acidentes, sendo fundamental uma gestão inteligente e atenta a outros fatores de risco para a saúde do trabalhador.

“A busca pela preservação dos postos de trabalho e do exercício pleno da livre iniciativa, bases da democracia e do constitucionalismo brasileiro, empregadores, empregados e governantes buscaram soluções para ajustar a forma de realização do trabalho com a redução da contaminação e com foco para a prevenção do adoecimento e mortes pela covid-19”, disse. “É possível constatar que tanto em nível constitucional, quanto legal, a saúde e a segurança no trabalho são direitos fundamentais e de extrema importância para a garantia de um ambiente de trabalho seguro e digno”, completou.

Debate

A coordenadora do comitê gestor nacional do Programa, ministra Delaíde Alves Miranda, comentou que a pandemia e as diversas crises impõem momentos desafiadores, por isso, o Programa Trabalho Seguro viu nesse cenário a necessidade de promover esse debate claro e conciso e tem realizado ações com vistas à conscientização e a prevenção.  

Participaram da cerimônia de abertura, a vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, a diretora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa, e a coordenadora da comissão nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, ministra Kátia Magalhães Arruda, além do ministro do TST Breno Medeiros, o diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Martin Hahn, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.

Conferência de abertura

A conferência de abertura, com tema “Construção do trabalho seguro e decente em tempos de crise: prevenção de acidentes e doenças ocupacionais”, foi feita pelo professor catedrático de Direito do Trabalho e Seguridade Social da Universidade da República (Uruguai) Hugo Barretto Ghione. Em sua exposição, o professor abordou sobre a saúde e segurança no trabalho e vinculou o direito fundamental à saúde e à segurança humana. 

Barretto Ghione também descreveu sobre a aproximação do direito à saúde e à lei do trabalho com a ecologia do trabalho concretizada com o conceito de ambiente de trabalho. Ao final, o professor identificou os principais desafios do direito à segurança e o plano de reconhecimento e garantia internacional. 

Confira a conferência na íntegra:

Painéis

O professor de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Valério Mazzuoli apresentou o painel “Trabalho decente e saúde do trabalhador. NIT’s – Normas Internacionais do Trabalho”.  O professor apresentou um panorama  sobre o controle de convencionalidade das normas no Brasil e abordou sobre o papel do juiz na aplicação das convenções internacionais de proteção dos direitos humanos.

Confira o painel na íntegra:

No painel “Os desafios para pensar o trabalho decente no contexto atual”, o professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT/IE/Unicamp) José Dari Krein destacou sobre três premissas: o mundo do trabalho e pandemia, a crise civilizacional e a centralidade do trabalho. 
De acordo com o pesquisador, a pandemia é um momento em que se exacerbam certas tendências que já estão em curso. Segundo ele, são mudanças substanciais em relação a como a sociedade vai se organizar, diante da dimensão da crise sanitária social e econômica vivenciadas, com impacto também nas relações de trabalho. 

Confira o Painel:

O seminário continua durante toda a semana. Confira a  programação.

(NV/AJ)

$(‘#lightbox-ouoi_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var ouoi_autoplaying=false;
var ouoi_showingLightbox=false;
const ouoi_playPauseControllers=”#slider-ouoi_-playpause, #slider-ouoi_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-ouoi_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: ouoi_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
”,
nextArrow:
”,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
] });
$(“#slider-ouoi_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});

Fonte Oficial: TST.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

TST homenageia 38 personalidades com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho

                           Baixe o áudio Reproduzir o áudio  Pausar o áudio  Aumentar o volume  Diminuir o …