Comissão do Parlamento do Mercosul aprova doação de dois helicópteros ao Paraguai — Senado Notícias

A Comissão da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul aprovou nesta quarta-feira (20) projeto de lei que autoriza o governo federal a doar dois helicópteros ao Paraguai. Esse projeto (PL 331/2020), de autoria do Poder Executivo, recebeu parecer favorável do senador Marcio Bittar (PSL-AC). Agora o texto segue para análise na Câmara dos Deputados.

Na justificativa do projeto, o governo federal afirma que a doação dos helicópteros — modelos Bell 412, de fabricação norte-americana — visa possibilitar o emprego dessas aeronaves em ações de prevenção e repressão a crimes na fronteira entre os dois países, que possui 1.365 quilômetros de extensão. Entre os crimes praticados na região, estão tráfico de armas, tráfico de drogas e contrabando.

“Dessa forma, a extensão da fronteira, por si só, já é fator que obstaculiza sua fiscalização eficaz, sobretudo no que diz respeito à prevenção e à repressão de crimes transnacionais que ocorrem cotidianamente na região”, afirma o governo.

De acordo com o texto aprovado nesta quarta-feira, as aeronaves serão doadas em seu estado atual de conservação. Caberá à Polícia Federal arcar com os custos do trajeto entre Brasília e Foz do Iguaçu (PR), onde ocorrerá a transferência para o Paraguai — o gasto com o traslado é estimado pelo governo em R$ 103,6 mil.

O relatório de Marcio Bittar ressalta que o projeto, além de ajudar a reforçar a segurança na região, também permitirá estreitar os vínculos entre os dois países, que integram o Mercosul.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/10/20/comissao-do-parlamento-do-mercosul-aprova-doacao-de-dois-helicopteros-ao-paraguai.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Dia Mundial de Conscientização do Autismo terá sessão especial — Senado Notícias

O Senado vai promover nesta segunda-feira (1°) uma sessão especial para celebrar o Dia Mundial …