Futuro do ProUni será debatido na Comissão de Educação na quarta — Senado Notícias

O efeito de uma possível reforma tributária sobre o ProUni (Programa Universidade para Todos) será discutido pela Comissão de Educação (CE) do Senado na quarta-feira (10), a partir das 10h. O programa oferece bolsas de estudo, integrais e parciais, em instituições particulares de educação superior.

A audiência pública interativa foi requerida pela senadora Maria Eliza (MDB-RO). Outros três senadores — o presidente da CE, Marcelo Castro (MDB-PI), além de Nelsinho Trad (PSD-MS) e Flávio Arns (Podemos-PR) — apresentaram requerimentos adicionando convidados à audiência.

“O ProUni é, sob todos os ângulos, uma das mais bem-sucedidas políticas sociais do país. Neste contexto, mudanças que onerem a educação terão drásticos efeitos sobre o futuro de milhões de jovens”, justificou a senadora no requerimento da audiência.

Já confirmaram presença os seguintes convidados:

  • Emerson Casali, assessor institucional do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular;
  • Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimento de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp);
  • Edimilson Costa Silva, diretor de Políticas e Programas de Educação Superior (SESu) e representante de Ministério da Educação;
  • Amábile Pacios, vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e conselheira no Conselho Nacional de Educação;
  • Elizabeth Guedes, presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup);
  • Paulo Fossatti, conselheiro da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec);
  • Juliano Griebeler, representante do Movimento Não à Custa da Educação;
  • Celso Niskier, diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes).

Também foi convidado, mas ainda não havia confirmado presença até esta sexta-feira (5), o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pela telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/11/05/futuro-do-prouni-sera-debatido-na-comissao-de-educacao-na-quarta.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Livro de Pedro Aleixo é relançado no bicentenário do Senado — Senado Notícias

Foi relançado, nesta terça-feira (26), o livro Imunidades Parlamentares, de Pedro Aleixo, que foi deputado …