Kajuru comemora decisão do STF que suspende execução das emendas de relator — Senado Notícias

Em pronunciamento, nesta terça-feira (9), o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) saudou a decisão do Supremo Tribunal Federal, até agora parcial, no julgamento ae ação que questiona a constitucionalidade do dispositivo legal que criou as chamadas emendas de relator.

Segundo Kajuru, cinco ministros acompanharam o voto de Rosa Weber, que, em decisão liminar, suspendeu a execução das emendas.

Essa decisão pode significar uma janela para o Poder Legislativo resgatar um mínimo de moralidade, disse o senador. Para ele, o mecanismo das emendas de relator, em vigência desde o orçamento de 2020, não passa de uma forma de o Executivo comprar o apoio de parlamentares a projetos de seu interesse.

De acordo com dados levantados pela Associação Contas Abertas, junto ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), em outubro, mês que antecedeu a votação, na Câmara dos Deputados, da PEC 23/2021, a chamada PEC dos Precatórios, foram empenhados R$2,9 bilhões em emendas do relator, disse Jorge Kajuru.

— Que mau exemplo está se dando ao país, com o abandono dos princípios da transparência e da publicidade no uso do dinheiro público ou do público. Num Estado Democrático de Direito, nada pode justificar a distribuição de recursos orçamentários para a compra de apoio político, afirmou.

Jorge Kajuru ainda lamentou a morte, nesta terça-feira (9), de Íris Rezende. Ao longo de sua vida pública, além de senador, Íris também foi governador de Goiás, prefeito de Goiânia, vereador e ministro de Estado.

Segundo Jorge Kajuru, Íris foi o político goiano com maior projeção nacional na história. O senador destacou também que, apesar de divergirem em alguns pontos, o debate entre ambos sempre foi respeitoso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/11/09/kajuru-comemora-decisao-do-stf-que-suspende-execucao-das-emendas-de-relator.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …