Conselheiro Sidney Madruga nega liminar e desembargadora poderá participar das eleições do TJBA

A desembargadora Márcia Borges Faria, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, poderá concorrer aos cargos de Corregedora-Geral da Justiça e Corregedora das Comarcas do Interior. No último domingo (14/11), o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Sidney Pessoa Madruga negou liminar que pedia a impugnação da candidatura da magistrada formulada no Pedido de Providências 0008384-44.2021.2.00.0000, ajuizado pelo também desembargador da corte baiana Júlio Cezar Lemos Travessa.

As eleições para a direção e cúpula do TJBA estão marcadas para o dia 17 de novembro e, pelas regras do pleito – Edital n. 146/2021 e na Resolução TJBA n.23/20091 -, as inscrições precisam ser feitas até 15 dias antes da data, no caso, 2 de novembro. De acordo com análise do requerente, no entanto, o registro deveria ter sido encerrado em 29 de outubro, uma vez que a Corte teria de aplicar uma “contagem reversa”, com a inclusão do dia anterior ao previsto para a eleição, 16 de novembro e, observados os finais de semana e feriados oficiais. Ao avaliar o pedido de impugnação proposto pelo magistrado, o Plenário do TJBA julgou improcedente a solicitação e manteve o registro da candidatura de Márcia Borges Faria.

Ao ter o pedido negado, Júlio Cezar Lemos Travessa acionou então o CNJ para questionar a decisão. Ao fazer o devido exame dos prazos, conforme previsão do edital, o conselheiro entendeu que a contagem estava correta. Na análise do mérito da questão, Sidney Pessoa Madruga destacou que o pedido tem “por intuito desconstituir decisão regularmente proferida pelo Plenário do TJBA, ao apreciar as impugnações apresentadas pelos candidatos no processo de eleição aos cargos de direção do Tribunal”.

O conselheiro destacou ainda que jurisprudência do próprio CNJ veda a rediscussão de matéria julgada pelos tribunais, sem que se constate flagrante ilegalidade ou fatos novos a serem apreciados, o que não ocorreu nesse caso. Na decisão, publicada nesta terça-feira (16/11), Madruga informa ainda que ao analisar as impugnações propostas pelos candidatos, a Corte baiana agiu estritamente dentro dos limites constitucionais de sua autonomia administrativa, uma vez que é assegurada expressamente a competência das cortes para organizar o processo de eleição dos seus órgãos diretivos.

Agência CNJ de Notícias

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/conselheiro-sidney-madruga-nega-liminar-e-desembargadora-podera-participar-das-eleicoes-do-tjba/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=conselheiro-sidney-madruga-nega-liminar-e-desembargadora-podera-participar-das-eleicoes-do-tjba.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

CNJ lança #BlocodoRespeito: campanha de conscientização contra o assédio no Carnaval

O Conselho Nacional de Justiça promove, de 3 a 17 de fevereiro, o #BlocoDoRespeito, uma …