Humberto Martins é condecorado com medalha alusiva aos 25 anos da urna eletrônica – STJ

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, recebeu nesta quarta-feira (17) a Medalha Ministro Carlos Mário da Silva Velloso, honraria concedida pelo Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) em alusão aos 25 anos da implantação da urna eletrônica no Brasil.​​​​​​​​​

Para o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, a Justiça Eleitoral brasileira se mostra cada vez mais rápida, produtiva e de qualidade. | Foto: Lucas Pricken / STJ

A entrega da condecoração ocorreu durante a quinta edição da assembleia geral virtual do Coptrel. Em seu discurso, o presidente do STJ enalteceu a contribuição da Justiça Eleitoral para a constante evolução do Estado Democrático de Direito no país.

“Esse sucesso é resultado do trabalho incansável de servidoras, servidores, magistradas e magistrados, responsáveis por este pilar da democracia brasileira. Temos uma Justiça Eleitoral cada vez mais rápida, produtiva e de qualidade, e que responde com efetividade aos questionamentos da cidadania”, declarou.

Humberto Martins também exaltou o legado e a coragem cívica do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do STJ Carlos Velloso, que presidia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quando a urna eletrônica foi instituída no país, por ocasião das eleições municipais de 1996.

Urna eletrônica garante a agilidade e a confiabilidade das eleições

Anfitrião do evento, o presidente do Coptrel e do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE/RR), desembargador Leonardo Cupello, destacou a importância da urna eletrônica como instrumento que proporciona rapidez e segurança para o processo eleitoral.

Por sua vez, o ministro aposentado Carlos Velloso ressaltou que o voto eletrônico confere maior respaldo à soberania da vontade popular: “Estamos cumprindo o dever que temos com a cidadania”.

Além do presidente do STJ, foram agraciados os ministros do STF que atualmente integram o TSE: Luís Roberto Barroso (presidente da corte eleitoral), Edson Fachin (vice-presidente) e Alexandre de Moraes.

Fonte Oficial: http://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/17112021-Humberto-Martins-e-condecorado-com-medalha-alusiva-aos-25-anos-da-urna-eletronica.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …