Senado fará sessão temática para debater PEC dos Precatórios na segunda-feira — Senado Notícias

O Senado promoverá na próxima segunda-feira (22) uma sessão de debates temáticos sobre a PEC dos Precatórios (PEC 23/2021). A iniciativa (REQ 2.267/2021) foi sugerida pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e outros senadores e deve contar com a participação de representantes do Ministério da Economia, da Instituição Fiscal Independente (IFI) além de membros da Comissão Mista de Orçamento (CMO), tanto do Senado como da Câmara. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ainda não definiu o horário da sessão, mas adiantou que deverá ocorrer na tarde da próxima segunda.

A PEC 23/2021, já aprovada pelos deputados, muda os critérios para o pagamento dos precatórios, altera o teto de gastos e abre espaço orçamentário para pagamento do programa Auxílio Brasil até o fim de 2022. No entanto, o caminho sugerido pela chamada PEC dos Precatórios encontra resistência entre os senadores. Nos últimos dias, o líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), tem realizado uma série de encontros com senadores autores de propostas alternativas, em busca de uma solução negociada para viabilizar o pagamento do Auxílio Brasil sem que a suspensão dos pagamento dos precatórios e sem mudar as regras do teto de gastos.

Os senadores José Aníbal (PSDB-SP), Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Rogério Carvalho (PT-SE), apresentaram propostas alternativas para pagar o auxílio aos mais pobres sem que se altere o teto de gastos e se deixe de pagar dos precatórios, que se referem a questões judiciais já decididas. Na visão deles, trata-se de um calote do governo, que pode agravar ainda mais o cenário econômico do país. 

— Nós precisamos saber o que está acontecendo com as contas públicas dos precatórios, ir fundo nisso, para poder entender, compreender e, aí, sim, termos condição de poder discutir a votação dessa PEC sobre os precatórios — disse, por sua vez, o líder do MDB, senador Eduardo Braga (AM).

Já Alessandro Vieira observou que os precatórios se referem, na maioria das vezes, a litígios previdenciários e de pequena monta, para os quais os cidadãos esperaram muitos anos para ter seus direitos garantidos.

 José Aníbal disse que sua proposta (PEC 40/2021) coloca o Auxílio Brasil como centralidade dessa emenda constitucional, propondo mecanismos para preservar o teto de gastos e o pagamento dos precatórios.

— Nós formatamos uma nova PEC, cujo primeiro ponto é: os precatórios do ano que vem, no valor de R$ 89 mil, serão pagos extrateto, não rompem o teto, criam uma situação de emergência para o ano que vem para um programa que é de emergência e urgência, de assistência a famílias brasileiras que estão vivendo na fome, na miséria — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/11/17/senado-fara-sessao-tematica-para-debater-pec-dos-precatorios-na-segunda-feira.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …