TRE em Movimento promove audiência pública em Itapipoca (CE)

Nessa quarta-feira (24/11), o projeto TRE em Movimento, de iniciativa da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), promoveu audiência pública em Itapipoca (CE). O corregedor regional eleitoral e vice-presidente do Tribunal, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos destacou que “uma das principais diretrizes da atual gestão da Corregedoria Regional Eleitoral tem sido a busca por uma maior proximidade com as zonas eleitorais do interior do estado”.

Ele esclareceu que o Projeto TRE em Movimento surgiu da ideia de agregar ações de cidadania quando são realizadas as inspeções rotineiras. Santos afirmou que o objetivo é que “a Justiça Eleitoral pudesse se aproximar do seu principal usuário e destinatário de todas as suas ações: o cidadão”.

O ouvidor regional eleitoral, juiz David Sombra Peixoto, falou sobre o voto consciente como importante instrumento de modificação política e social e apresentou um vídeo que destaca as consequências da população se abster na escolha de representantes. Ele destacou o papel da Ouvidoria como canal de comunicação entre o TRE-CE e a cidadã e o cidadão. “O Tribunal Regional Eleitoral está à disposição de vocês. Estamos imbuídos em sempre prestar o melhor serviço e com transparência.”

Já o coordenador de Auditoria e de Contas Eleitorais e Partidárias do TRE-CE, Caio Silva Guimarães, abordou aspectos relacionados ao combate à desinformação, fake news e segurança do processo eleitoral. O servidor falou sobre as bolhas digitais nas redes sociais, que fortalecem a polarização da sociedade. “Ao receber informações, principalmente via WhatsApp, chequem, sobretudo, se a informação for chocante.”

Eleitor do Futuro

No mesmo dia, foi realizada a palestra do programa Eleitor do Futuro para jovens da EEM Joaquim Magalhães, em Itapipoca. O coordenador de atendimento ao Eleitor do TRE-CE, Marcel Leonardo, apresentou aspectos relacionados à importância de votar de forma consciente e informada, além de aspectos quanto à segurança do processo eleitoral. E o servidor da Ouvidoria, Higino Farias, apresentou o papel e as atividades da unidade.

Tanto nas audiências públicas como nas palestras, a Ouvidoria Regional Eleitoral aplica pesquisa de satisfação com urnas eletrônicas, preparadas pela Seção de Empréstimo de Urnas e Resultados Eleitorais. A pesquisa é uma inovação em audiências públicas e em palestras para oportunizar o primeiro contato de jovens entre 15 e 17 anos com a urna eletrônica e para obter feedback das audiências, buscando o aprimoramento dos serviços e do projeto.

Fonte: TRE-CE

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/tre-em-movimento-promove-audiencia-publica-em-itapipoca-ce/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=tre-em-movimento-promove-audiencia-publica-em-itapipoca-ce.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Pesquisa avalia de forma positiva oferta de serviços de jurisprudência no Brasil

Membros do Judiciário e da advocacia fizeram avaliações positivas dos conteúdos de jurisprudência oferecidos por …