TRE em Movimento promove audiência pública em Itapipoca (CE)

Nessa quarta-feira (24/11), o projeto TRE em Movimento, de iniciativa da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), promoveu audiência pública em Itapipoca (CE). O corregedor regional eleitoral e vice-presidente do Tribunal, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos destacou que “uma das principais diretrizes da atual gestão da Corregedoria Regional Eleitoral tem sido a busca por uma maior proximidade com as zonas eleitorais do interior do estado”.

Ele esclareceu que o Projeto TRE em Movimento surgiu da ideia de agregar ações de cidadania quando são realizadas as inspeções rotineiras. Santos afirmou que o objetivo é que “a Justiça Eleitoral pudesse se aproximar do seu principal usuário e destinatário de todas as suas ações: o cidadão”.

O ouvidor regional eleitoral, juiz David Sombra Peixoto, falou sobre o voto consciente como importante instrumento de modificação política e social e apresentou um vídeo que destaca as consequências da população se abster na escolha de representantes. Ele destacou o papel da Ouvidoria como canal de comunicação entre o TRE-CE e a cidadã e o cidadão. “O Tribunal Regional Eleitoral está à disposição de vocês. Estamos imbuídos em sempre prestar o melhor serviço e com transparência.”

Já o coordenador de Auditoria e de Contas Eleitorais e Partidárias do TRE-CE, Caio Silva Guimarães, abordou aspectos relacionados ao combate à desinformação, fake news e segurança do processo eleitoral. O servidor falou sobre as bolhas digitais nas redes sociais, que fortalecem a polarização da sociedade. “Ao receber informações, principalmente via WhatsApp, chequem, sobretudo, se a informação for chocante.”

Eleitor do Futuro

No mesmo dia, foi realizada a palestra do programa Eleitor do Futuro para jovens da EEM Joaquim Magalhães, em Itapipoca. O coordenador de atendimento ao Eleitor do TRE-CE, Marcel Leonardo, apresentou aspectos relacionados à importância de votar de forma consciente e informada, além de aspectos quanto à segurança do processo eleitoral. E o servidor da Ouvidoria, Higino Farias, apresentou o papel e as atividades da unidade.

Tanto nas audiências públicas como nas palestras, a Ouvidoria Regional Eleitoral aplica pesquisa de satisfação com urnas eletrônicas, preparadas pela Seção de Empréstimo de Urnas e Resultados Eleitorais. A pesquisa é uma inovação em audiências públicas e em palestras para oportunizar o primeiro contato de jovens entre 15 e 17 anos com a urna eletrônica e para obter feedback das audiências, buscando o aprimoramento dos serviços e do projeto.

Fonte: TRE-CE

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/tre-em-movimento-promove-audiencia-publica-em-itapipoca-ce/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=tre-em-movimento-promove-audiencia-publica-em-itapipoca-ce.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

CNJ lança #BlocodoRespeito: campanha de conscientização contra o assédio no Carnaval

O Conselho Nacional de Justiça promove, de 3 a 17 de fevereiro, o #BlocoDoRespeito, uma …