CMO divulga nota com apoio unânime às decisões da Mesa sobre relatorias setoriais — Senado Notícias

O Colégio de Líderes da Comissão Mista de Orçamento (CMO) divulgou nota oficial, nesta terça-feira (14), assinada pela totalidade dos seus representantes e mais uma dezena de parlamentares, convalidando os atos de designação de relatores setoriais ao Projeto de Lei Orçamentária para 2022 (PLOA 2022).

O colegiado classificou como “legítimo” o entendimento firmado no momento da eleição da atual Mesa da CMO, que resultou na indicação para relatoria setorial dos senadores Wellington Fagundes (PL-MT), de Educação, e Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), de Receitas.

Os líderes, por unanimidade, qualificaram como “imprópria” — na semana de apresentação e votação dos relatórios — qualquer iniciativa de contestação do processo de designação ou substituição de relatores setoriais. 

Em Plenário, nesta terça-feira, a senadora Soraya Thronicke PSL-MS) criticou a escolha de Fagundes para a relatoria de Educação. O senador Lasier Martins (Podemos-RS) também se manifestou na tribuna e considerou haver “falta de legitimidade” na indicação dos relatores setoriais.

Por sua vez, a presidente da Comissão Mista de Orçameto, senadora Rose de Freitas, afirmou não ter comentado com ninguém sobre o assunto. Segundo ela, não houve o episódio “como está sendo dito” e que tudo foi feito com a presença de todas as lideranças e representações de blocos partidários e partidos.

— Lamento o episódio, tenho oito mandatos e nunca passei, a qualquer momento, por um constrangimento dessa natureza, mas acho que o tempo recompõe a verdade e a justiça não pode deixar de existir. A comissão se reuniu toda, todos assinaram o documento restabelecendo a veracidade dos fatos e é por aí que eu pretendo caminhar — concluiu.

Rose de Freitas informou que a CMO pretende votar o relatório final do Orçamento até quinta-feira (16) e submetê-lo ao Plenário do Congresso Nacional.

Leia a íntegra da nota do Colégio de Líderes da Comissão Mista de Orçamento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/12/14/cmo-divulga-nota-com-apoio-unanime-as-decisoes-da-mesa-sobre-relatorias-setoriais.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Dia Mundial de Conscientização do Autismo terá sessão especial — Senado Notícias

O Senado vai promover nesta segunda-feira (1°) uma sessão especial para celebrar o Dia Mundial …